Dia da Terra – A Minha Família Compromete-se pelo Clima
#EcoEscolasFicaEmCasa

O Dia da Terra comemora-se no dia 22 de Abril, por essa razão, há vários anos, que este dia foi selecionado para ser um “Global Action Day” celebrado pelas Eco-Escolas.

Habitualmente, solicita-se às escolas que nesse dia sejam reportadas e divulgadas várias ações/atividades que realizam na escola e na sua comunidade.

Este ano, devido ao encerramento dos estabelecimentos escolares, sugere-se uma proposta diferente que consiste em solicitar às famílias uma reflexão sobre as questões de sustentabilidade fazendo-nos chegar os “Compromissos da Família de Ação pelo Clima” até 1 de maio, através do formulário disponível para o efeito

COMO PARTICIPAR?

Para participar, basta:

• preencher o questionário “A Minha Família Compromete-se pelo Clima” disponível AQUI.
  • ilustrar, num desenho à escolha, um ou mais dos compromisso assinalados

Cada família poderá ainda, se quiser, divulgar os resultados do inquérito nas redes sociais com o hashtag #EcoEscolasFazpeloClima | #earthday | #globalactiondays.

Solicita-se que cada família assinale os compromissos que considera serem possíveis de levar a cabo  (podem assinalar quantas opções desejarem e ainda sugerir outros compromisso não listados). Todos os compromissos sugeridos contribuem direta ou indiretamente para a Ação Climática.

Contudo só devem assinalar os que realmente consideram que conseguem cumprir este ano ou no futuro.
Quanto à ilustração/desenho deve ser realizado previamente e carregado aquando do preenchimento do formulário.

Nota: para carregarem no formulário a essa ilustração precisam de fazer login com uma conta google (vossa) e enviar um ficheiro em formato imagem até 1MB (fotografia por exemplo). Caso tenham dificuldade no upload podem em alternativa enviar a imagem para ecoescolas@abaae.pt identificando  a família com o mesmo nome que colocarem neste formulário.

Posteriormente os resultados serão publicados pela ABAE na página dos “Global Actions Days”, sendo considerada como realizada a atividade em todas as escolas com famílias a participar.

LISTA DE COMPROMISSOS (a assinalar pela família)

• Participar ativamente nas “brigadas” Eco-Escolas e/ou nos Conselhos Eco-Escolas
  • Contribuir para a plantação de pelo menos 1 árvore por ano
  • Fechar sempre a torneira enquanto lavamos os dentes ou ensaboamos as mãos
  • Ir a pé ou de bicicleta para a escola ou para o trabalho pelo menos duas vezes por semana
  • Usar sempre o transporte público nas deslocações casa-escola ou casa-trabalho em vez do transporte individual
  • Fazer caminhadas com regularidade
  • Conhecer durante as férias espaços naturais de qualidade, preservando a sua biodiversidade
  • Reduzir o consumo de carne, comendo no máximo 3 refeições de carne por semana
  • Comer sopa e fruta todos os dias
  • Doar roupas/livros ou outro material pelo menos uma vez por ano
  • Separar os resíduos todos os dias, colocando-os posteriormente nos ecopontos adequados
  • Participar em pelo menos uma ação de limpeza de um espaço público por ano (praia, floresta, etc.)
  • Não usar palhinhas, copos ou pratos de plástico descartável
  • Incentivar o resto da família e amigos a elaborar uma lista de compras de forma a reduzir a compra de produtos desnecessários.
  • Incentivar o resto da família e amigos a fazer compras no comércio local e comprando produtos locais/portugueses
  • etc.