1º Encontro Internacional de Eco-Universidades

O Programa Eco-Escolas visa a educação para o desenvolvimento sustentável incentivando a participação de todos os elementos da comunidade num exercício de cidadania ativa. É implementado em Portugal desde 1996 contando atualmente com cerca de 1400 escolas inscritas e 230 concelhos. A nível internacional envolve mais de 55 países e 32.000 escolas. Este está orientado para a implementação da Agenda 21 local, visando a aplicação de conceitos e ideias de educação e gestão ambiental à vida quotidiana da escola e pode ser adoptado por qualquer escola que se inscreva e que siga metodologia proposta.

O Programa Eco-Escolas está associado a todos os níveis de educação, e as universidades também fazem parte dessa realidade, por isso queremos saber como este é posto em prática no ensino superior. Assim sendo criamos este encontro como uma forma de compartilhar as boas práticas e exemplos de outros países, pois este nível de ensino permite-nos sensibilizar os seus alunos, e também a oportunidade de partilhar o conhecimento adquirido com os mais jovens. Para este encontro, vamos convidar todas as escolas superiores associadas ao Programa Eco-Escolas da FEE, os coordenadores nacionais e potenciais candidatos para a participação no programa.

O encontro será organizado em dois momentos distintos: na parte da manhã, com apresentação de exemplos de outros países, pelos coordenadores das escolas e coordenadores nacionais, bem como os casos portugueses. À tarde, o evento será realizado no formato de “workshop”, no qual vamos explicar aos possíveis candidatos a participar no programa, como funciona o processo de se tornar uma Eco-Universidade. Para isso contamos com a ajuda dos coordenadores das universidades portuguesas, contribuindo com o seu know -how sobre as vicissitudes do programa.

Queremos colocar o programa Eco-Escolas como uma referência ainda maior no campo da educação ambiental, como tal, deve ser representado em todos os níveis de escolaridade. Vamos compartilhar o melhor do que fazemos em direção à sustentabilidade, nas nossas escolas. Contamos com a sua presença.

org_eco