Eco-Escolas no Ensino Superior | EcoCampus

 

Inscrições abertas para o Galardão EcoCampus até 15 de novembro

 

EcoCampus é um conceito que traduz a adaptação da metodologia Eco-Escolas nos estabelecimentos de ensino superior: faculdades, escolas superiores, institutos, universidades e politécnicos. A candidatura a EcoCampus está disponível para as instituições do ensino superior que foram galardoadas como Eco-Escolas em 2020/2021. A inscrição é realizada através do e-mail ecocampus@abae.pt.

O prazo de inscrição e candidatura decorre até 15 de novembro e consiste no preenchimento de um formulário online com a análise da gestão ambiental, fotografias, anexos e descrição do Campus, seguido da apresentação da Estratégia de Sustentabilidade do Campus para 3 anos, relacionando com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Articula-se a nível internacional com a rede FEE EcoCampus e integra a rede Eco-Escolas, de forma a complementar a metodologia dos “7 passos” e a envolver as diversas valências do campus, promovendo assim uma avaliação, identificação e implementação de ações de melhoria para a sustentabilidade e monitorização das instalações e serviços dos campi.

Para além de atuar ao nível da gestão ambiental do campus e das diversas instituições que o compõem, um EcoCampus promove ativamente a mudança de comportamentos e atitudes nas comunidades académica e local. Ou seja, não só num núcleo ou curso, mas progressivamente envolvendo todas diversas valências do campus e da comunidade próxima (ex: bairro), ou articulada em redes (ex: a universidade ou o politécnico).

Por outro lado, as instituições de ensino superior, ao abranger uma ampla gama de áreas científicas, podem ter um grande impacte no desenvolvimento sustentável através da pesquisa, inovação, educação e tomada de decisões organizacionais. De facto, podemos afirmar que os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – Agenda 2030 não serão alcançados sem as instituições de ensino superior.

O galardão terá uma validade de 3 anos e os EcoCampus serão anunciados em 2022, após visitas aos campi candidatos e avaliação das candidaturas pela Comissão Nacional EcoCampus. Para mais informações sobre o custo de inscrição e para informações mais detalhadas sobre a candidatura, contacte ecocampus@abae.pt | 213 942 745.