Eco-Escolas no Ensino Superior | EcoCampus
Eco-Universidade   |   Eco-Politécnico

 

EcoCampus é um conceito que traduz a adaptação da metodologia Eco-Escolas nas escolas de ensino superior: faculdades, escolas superiores, universidades, politécnicos.

Articula-se a nível internacional com a rede FEE EcoCampus estando previsto para 2020 o 1º Galardão “EcoCampus Portugal” a atribuir às instituições que integram já a rede Eco-Escolas no Ensino Superior implementando a metodologia dos “7 passos e envolvendo ativamente as diversas valências do “campus”.
Eco-Universidade ou Eco-Politécnico será o galardão institucional de topo que pressupõe a existência de uma estratégia de sustentabilidade agregadora dos diversos EcoCampus que integram a instituição.

Para além de atuar ao nível da gestão ambiental do campus e das diversas instituições que o compõem, um EcoCampus promove ativamente a mudança de comportamentos e atitudes na comunidade estrita e alargada onde se insere. Ou seja, não só num núcleo ou curso mas progressivamente envolvendo todas diversas valências do campus e da comunidade próxima (ex: bairro), ou articulada em redes (ex: a universidade ou o politécnico).

Por outro lado, as instituições de ensino superior  ao abranger uma ampla gama de disciplinas, podem ter um grande impacto no desenvolvimento sustentável através da pesquisa, inovação, educação e tomada de decisões organizacionais. De facto, podemos afirmar que os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – Agenda 2030  não serão alcançados sem as instituições de ensino superior.
O Programa FEE EcoCampus procura  apoiar esta agenda  abordando o desenvolvimento sustentável de forma holística. A metodologia dos “7 passos” constitui-se desta forma numa ferramenta que agiliza a concretização dos princípios da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (ESD) contribuindo para a concretização das metas dos ODS.