Eco-Escolas no Ensino Superior | EcoCampus

EcoCampus é um novo programa da Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE) que promove a sustentabilidade nas instituições de ensino superior: faculdades, escolas superiores, institutos, universidades e politécnicos. A candidatura a EcoCampus 21/22 esteve disponível até 15 de fevereiro para as instituições de ensino superior (IES) que foram galardoadas como Eco-Escolas em 2020/2021. Assim, o EcoCampus é um processo suplementar ao Eco-Escolas que promove a melhoria contínua da gestão ambiental do Campus, planeando ações para 3 anos que envolvam todos os serviços e valências do Campus, assim como a adoção de comportamentos sustentáveis nas comunidades académica e local.

No formulário de candidatura EcoCampus, as IES apresentam informações sobre a gestão ambiental, fotografias, anexos e descrição do Campus, seguido da apresentação da Estratégia de Sustentabilidade do Campus para 3 anos, de forma articulada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

FEE EcoCampus é coordenado a nível internacional pela Foundation for Environmental Education (FEE) e integra o programa Eco-Escolas, de forma a complementar a metodologia dos “7 passos” e a envolver as diversas valências do campus, promovendo assim uma avaliação, identificação e implementação de ações de melhoria para a sustentabilidade e monitorização das instalações e serviços dos campi.

Nota: a inscrição das IES no programa Eco-Escolas é realizado por cada unidade orgânica (U.O.) e a metodologia deve ser implementada de forma autónoma, havendo um Conselho (grupo de trabalho coordenado por 1 ou 2 professores e/ou técnicos e com estudantes em maioria), um plano de ação e uma auditoria ambiental em cada U.O. A candidatura à bandeira verde Eco-Escolas é realizada anualmente no fim do ano letivo na plataforma online.

As instituições de ensino superior, ao abranger uma ampla gama de áreas científicas, podem ter um grande impacte no desenvolvimento sustentável através da pesquisa, inovação, educação e tomada de decisões organizacionais. De facto, podemos afirmar que os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – Agenda 2030 não serão alcançados sem as instituições de ensino superior.

O galardão EcoCampus tem uma validade de 3 anos e os EcoCampus serão anunciados no final do ano letivo 2021/2022, após visitas aos campi candidatos e avaliação das candidaturas pela Comissão Nacional EcoCampus. Para mais informações sobre o custo de inscrição e para informações mais detalhadas sobre a candidatura, contacte ecocampus@abaae.pt | 213 942 745.