Desafio FEE Internacional | Professores Eco-Escolas

Planos de Aulas Submetidos
Enquadramento

A Fundação para a Educação Ambiental (FEE) desafia os professores que participam no programa Eco-Escolas a desenvolver planos de aula que promovam uma pedagogia orientada para ações positivas (“Handprint”) que contribuam para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Em novembro de 2018, a Fundação para a Educação Ambiental publicou “Ações Positivas para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”. A publicação foi lançada na Reunião dos Coordenadores Nacionais Eco-Escolas em Cork, na Irlanda, que coincidiu com o início das comemorações do 25º aniversário do programa.

O programa Eco-Escolas promove competências de ações positivas através da Educação Ambiental para a Sustentabilidade (EAS). Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável fornecem uma visão e apelam à ação por uma Terra sustentável. A EAS oferece uma educação de qualidade que envolve ativamente os cidadãos, garantindo a harmonia entre todas as formas de vida de forma sustentável.

Na sua forma atual, a publicação é uma estrutura que articula ações positivas como resultados de aprendizagem comportamental, contribuindo para a realização de todos os ODS através do processo de EAS. O próximo passo é ilustrar o processo de EAS na forma de planos de aula para ajudar os professores a alcançar esses resultados de aprendizagem num ambiente de educação formal.

Indicações Importantes para os Planos de Aula

a. Os planos de aula enviados devem ser originais ou adaptados para o contexto dos ODS e Ações Positivas selecionadas com o devido reconhecimento e escritos em inglês.

b. Sugerimos que os planos de aula sejam testados em aula e que as correções sejam integradas antes da submissão.

c. O professor/educador que enviar os planos de aula será responsável por quaisquer questões relativas a direitos autorais e permissões de materiais utilizados. A FEE licenciará a publicação sob “Creative Commons” para uso livre.

d. Um professor pode enviar no máximo 3 Planos de aula e que devem abranger ODS distintos.

Prazos

  • Julho de 2019 – Submissão dos planos de aula (até 3 p/Professor).
  • Julho e Agosto de 2019 – Melhoria dos planos de aula através de feedback e comentários de um comité de especialistas.
  • Setembro de 2019 – Finalização dos planos de aula e comunicação aos professores.
  • Outubro de 2019 – Apresentação final dos Planos de Aula.

Prémios

  • Participação na “Reunião Internacional de Operadores Eco-Escolas” a ser realizada na Holanda.
  • Reconhecimento por contribuir para os planos de aula da publicação internacional.

a. O professor que contribuir com o maior número de planos de aula publicados será convidado para a edição do 25º aniversário da National Operators Meeting (NOM), a ser realizada na Holanda. As datas provisórias são entre domingo, 24 de novembro (dia de chegada) até quarta-feira, 27 de novembro.

b. O professor que contribuir para o melhor plano de aula entre as submissões também será convidado para o 25º aniversário do NOM.

c. Os professores, a escola e o país serão reconhecidos por contribuírem com os planos de aula numa publicação internacional da FEE. Apenas os planos de aula selecionados serão publicados.

Documentos

Clique aqui para descarregar o modelo do Plano de Aula (formato word).

Clique aqui para descarregar a publicação ‘Positive Actions for the Sustainable Development Goals’.

Júri

O grupo editorial constituído pela FEE será responsável por rever e classificar os planos de aula.

Para esclarecimento de dúvidas, escreva para pramod@fee.global e/ou ecoescolas@abae.pt

Regulamento internacional aqui

Planos de Aula Submetidos