Cristina Camâra

By Janeiro 9, 2017 Janeiro 17th, 2017 Biografias Seminário 2017

Ana Cristina Rodrigues Câmara Cortesão Casimiro;

• Licenciatura de Geografia e Planeamento Regional de 1990-1994 da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
  • Professora de Geografia do 3º Ciclo do Ensino Básico 1995-2017.
  • Professora do Quadro de Zona Pedagógica de Lisboa Ocidental – afeta ao Agrupamento de Escolas de Linda-a-Velha e Queijas. Vice-Presidente da Associação de Professores de Geografia 2003-2017.
  • Pós-graduação em Ciências da Educação – Área de especialização em Investigação e Intervenção Educativa em 2003-04.
  • Doutoranda em Geografia e Planeamento Territorial, Área de Especialização em Ambiente e Recursos Naturais de 2011 a 2016. Trabalho Final de Curso, subordinado ao tema “Paisagem. Do ensino da Geografia a uma cultura de paisagem: ensaio metodológico”.
  • Professora Assistente Convidada da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (UNL) – Didática e Metodologias de Ensino da Geografia 1 do Curso de Mestrado em Ensino da História e da Geografia – 2º Semestre 2010/12.
  • Co-autora do novo Programa de Geografia – Orientações Curriculares do 3º Ciclo do Ensino Básico, entregue em Maio de 2001 ao Departamento da Educação Básica (DEB).
  • Co-autora do projeto de trabalho Metas de Aprendizagem – Geografia (desde o Pré-Escolar até ao Secundário), do Departamento da Ciências da Educação – Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa e Ministério da Educação em 2011/2013.
  • Membro da equipa que está a elaborar o Referencial de Educação Ambiental para a Sustentabilidade do Ministério da Educação – Direção-Geral da Educação (DGE), documento orientador para a promoção de valores, na mudança de atitudes e de comportamentos face ao ambiente, de forma a preparar os jovens para o exercício de uma cidadania consciente, dinâmica e informada face às problemáticas ambientais atuais, 2014/2016.