SOLARIS – Forno Solar

No âmbito do projeto Interreg Sudoe ClimACT, as Escolas Baixo Carbono de Portugal, Espanha, França e Gibraltar são desafiadas a construir um protótipo de Forno Solar. Desafio lançado que se mantém para o ano letivo 2018-2019, no qual se propõe às escolas ClimACT a construção de fornos solares com materiais reutilizados. No desenvolvimento dos trabalhos associados à construção dos protótipos, os participantes abordarão matérias relacionadas com a geometria, o movimento do Sol, a orientação, a geografia, a ótica, entre outras. Os fornos solares são utilizados na conversão térmica da radiação solar para cozinhar alimentos ou para ferver água. Os fornos solares serão utilizados no evento final do projeto ClimACT.

Os objetivos desta atividade são:

• (in)formar a comunidade escolar sobre energias renováveis;
  • educar para a reutilização de materiais;
  • educar para a alimentação saudável e sustentável;
  • promover a criatividade dos alunos com trabalhos manuais;
Quem pode concorrer:

Ao concurso SOLARIS, podem concorrer todas as escolas que participam no projeto Interreg Sudoe ClimACT. No evento final do projeto ClimACT, serão preparadas algumas receitas saudáveis nos fornos construídos pelas escolas, caso as condições climatéricas sejam favoráveis.

1º Escalão: 1º, 2º e 3º ciclos do Ensino Básico

2º Escalão: Secundário e Superior

Prémio:

1 disco externo (armazenamento) para cada escola participante em 2 dos desafios ClimACT 2018/19 (Corridas Solares, Fornos Solares, Código ClimACT, etc), caso não tenham participado em 2017/18.

Condições de Participação:

A participação neste concurso não requer ficha de inscrição. Desafio exclusivo para as escolas que participam no projeto Interreg Sudoe ClimACT.

Deverá tratar-se de um trabalho coletivo, onde o envolvimento e participação dos estudantes é fundamental. Os materiais utilizados na construção de fornos solares para cozinhar devem ser resistentes à humidade, bem como às temperaturas que se atinge no seu interior. Todo o processo de construção, assim como o trabalho final deverá ser registado em fotografia e/ou vídeo.

As fotografias e/ou vídeo deverão ser enviados por e-mail para climact@abae.pt, com a identificação de todos os autores (Escola, Professor(es), Estudantes), acompanhados de uma breve memória descritiva que apresente por escrito o processo de construção e os materiais utilizados. Devem ainda evidenciar a confeção de uma refeição simples no forno (exemplo: maçãs assadas).

Tipos de materiais necessários:
  • estruturais – garantem a estabilidade do conjunto (cartão, madeira, plástico, cimento, etc);
  • de isolamento – minimizam as perdas térmicas do conjunto (lã de vidro, esferovite, papel de jornal, etc);
  • transparentes – permitem a criação do efeito de estufa no interior da caixa (vidro, plástico para alta temperatura, etc);
  • refletores – minimizam as perdas térmicas no interior do forno e podem concentrar a radiação solar no interior (espelhos, folha de alumínio, etc).
Prazos

As escolas deverão apresentar por e-mail (climact@abae.pt) os seus trabalhos até 19 de abril de 2019

Critérios de Avaliação

Na avaliação dos protótipos, será tido em conta o desempenho do forno no aquecimento de 1 litro de água, bem como a sua estética e a criatividade demonstrada na sua construção.

Guias Didáticos:

Conceitos gerais de heliotecnia

Conversão térmica da energia solar

Construção de Fornos Solares

PROTÓTIPOS DE ESCOLAS CLIMACT