Corridas Solares

No âmbito do projeto Interreg Sudoe ClimACT, as Escolas Baixo Carbono de Portugal, Espanha, França e Gibraltar são desafiadas a construir um protótipo de Carro Solar. Desafio lançado que se mantém para o ano letivo 2018-2019, no qual se propõe às escolas ClimACT a construção de carros com painéis solares a partir de um kit distribuído pela ABAE. No desenvolvimento dos trabalhos associados à construção dos protótipos, os participantes abordarão matérias relacionadas com a energia, a geometria, o Sol, a velocidade, entre outras. Os carros solares serão utilizados numa corrida a ter lugar no evento final do projeto ClimACT.

Os objetivos desta atividade são:

• (in)formar a comunidade escolar sobre energias renováveis;
  • educar para a reutilização de materiais;
  • promover a criatividade dos alunos com trabalhos manuais;
Quem pode concorrer:

Ao concurso Carros Solares, podem concorrer todas as escolas que participam no projeto Interreg Sudoe ClimACT. No evento final do projeto ClimACT, irá decorrer uma corrida com todos os carros, caso as condições climatéricas sejam favoráveis.

1º Escalão: 1º, 2º e 3º ciclos do Ensino Básico

2º Escalão: Secundário e Superior

Prémio:

1 disco externo (armazenamento) para cada escola participante em 2 dos desafios ClimACT 2018/19 (Corridas Solares, Fornos Solares, Código ClimACT), caso não tenham participado em 2017/18.

Condições de Participação:

Caso a escola pretenda participar, deverá enviar o pedido dos kits para o e-mail climact@abae.ptDesafio exclusivo para as escolas que participam no projeto Interreg Sudoe ClimACT.

Deverá tratar-se de um trabalho coletivo, onde o envolvimento e participação dos estudantes é fundamental. Os materiais utilizados na construção dos carros solares será fornecido em kit escolar pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE).

Prazos

As escolas deverão apresentar por e-mail (climact@abae.pt) os seus trabalhos até 19 de abril de 2019

Critérios de Avaliação

Os trabalhos serão avaliados de acordo com os seguintes critérios:

• Envolvimento dos alunos e comunidade
  • Originalidade do carro
  • Velocidade atingida