ClimACT 2018/19

No 3º ano de implementação do ClimACT nas 9 escolas piloto portuguesas que integram projeto, pretende-se concluir o trabalho de auditorias técnicas a par da implementação da metodologia de trabalho Eco-Escolas com os devidos ajustes e especificidades que se articulam com o foco do projeto: transição para uma economia e escolas baixo carbono.

Relativamente à metodologia de trabalho que deve ser implementada pelo(s) professor(es) coordenador(es), explicitam-se as características dos 7 passos que as escolas deverão adotar, com algumas notas relativas às escolas portuguesas que por serem Eco-Escolas deverão igualmente evidenciar o cumprimento dos requisitos inerentes à candidatura à bandeira verde Eco-Escolas 2018/19.
O enfoque deste 3º ano será a comunidade educativa por forma a potenciar o efeito multiplicador da educação para a transição para uma economia baixo carbono. Assim, para além da frealização de atividades na escola, com particular destaque para a implementação e teste das ferramentas de gamificação desenvolvidas pelo projeto,  recomenda-se o planeamento de ações dirigidas a encarregados de educação e outros elementos da comunidade envolvente.

Mais sobre a metodologia e 7 passos das Eco-Escolas ClimACT aqui

Desafios ClimACT 2018/19

Para além das atividades a planear pela escola, o ClimACT (re)lança ainda alguns desafios específicos que visam valorizar e premiar as escolas com mais empenho e melhor participação. Recomenda-se a adesão aos 4 desafios propostos.

Os prémios de participação serão entregues a cada escola que concorrer em, pelo menos, 2 dos desafios. Além do prémio de participação (1 disco externo para a escola), serão premiados os melhores trabalhos em cada desafio por escalão (1 kit didático ClimACT para a escola).

Nota: as escolas ClimACT portuguesas poderão também, caso queiram, participar em todos os outros desafios Eco-Escolas.

SOLARIS – Forno Solar ClimACT

Corridas Solares ClimACT

Campeonato ClimACT QUIZ

ClimACT

ClimACT Global Action Day

Jogo de Papéis ClimACT

Recursos ClimACT

Ao longo do projeto, a equipa ClimACT tem vindo a desenvolver um conjunto de recursos para utilização das escolas-piloto e posteriormente será lançado a toda a rede Eco-Escolas.

Corridas Solares

Quiz ClimACT

Jogo Baixo Carbono

(disponível brevemente)