Carina Rato, 26 anos, bióloga. Em 2015 terminou a licenciatura em Biologia na Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade do Algarve e nesse mesmo ano iniciou a pós-graduação em Gestão de Empresas na Faculdade de Economia, da mesma instituição, terminando no ano seguinte. Ao longo da sua vida académica, frequentou vários workshops e congressos ligados ao ramo animal, e enriqueceu conhecimentos através do voluntariado. Começou a trabalhar como técnica na Unidade de Educação Ambiental (UOEA) da Câmara Municipal de Loulé em Maio de 2018, sendo uma das responsáveis pelo plano de atividades do Centro Ambiental de Loulé. Aí, dá apoio nas ações realizadas pela UOEA; implementa, acompanha e dinamiza campanhas de sensibilização e educação ambiental, sejam estas direcionadas para as escolas ou para o público em geral; auxilia na monitorização, controle, gestão e proteção ambiental; planeia experiências biológico-ambientais direcionadas às escolas; promove concursos, exposições e atividades de dinamização ambiental; promove e divulga a biodiversidade e as florestas autóctones; e ainda sensibiliza o público para as alterações climáticas. Para além disso, ainda auxilia na gestão das Paisagens Protegidas Locais do território municipal (PPL da Rocha da Pena e PPL da Fonte Benémola).