Brigada da Floresta – Handsprint

By Dezembro 27, 2018 Uncategorized

Geração Verdão em Ação

Para participar neste desafio  a escola deve realizar um teatro sobre a Geração Verdão.

Destinatários

Jardim de Infância e 1º ciclo. Aceitam-se também participações do 2º ciclo de escolaridade

Trabalho a realizar

O desafio consiste na criação de uma peça de teatro com as personagens Geração Verdão. A ideia é que seja abordada de forma explicita ou implícita mas principalmente correta, alegre e divertida a importância da Redução, Reutilização e Triagem para Reciclagem (e correta deposição) na construção de uma Economia Circular.

Características da Peça
A peça deverá ter a duração de 15 minutos (no máximo).
Deverá ser utilizado o cenário e as personagens constantes  do Manual do professor (páginas 30 a 41)
O Guião deverá ser elaborado pelos alunos com a ajuda do(a) professor(a). Sugere-se a utilização de técnicas de escrita colaborativa.

A participação realiza-se através do envio de:
– um guião escrito da peça de teatro
– um vídeo até 15 minutos da apresentação da peça
– uma memória descritiva

Prazos

Inscrição até 28 de fevereiro na plataforma Eco-Escolas
Submissão dos trabalhos até 15 de maio

Recursos

Os materiais do kit Geração Verdão  podem ser descarregados no site: https://geracaoverdao.pt

O kit é composto por:

• Manual do Professor e Fichas de Atividades com os principais conceitos a trabalhar em contexto escolar;
  • Plano de Atividades para registo das atividades realizadas e resultados atingidos;
  • Cartaz de divulgação da participação da escola;
  • Folhetos para comunicar a mensagem dentro e fora da escola;
  • Autocolantes para identificar os contentores de recolha de resíduos de embalagens;
  • Cenário para o teatro sobre o Verdão e a reciclagem de embalagens em fim de vida;
  • Jogo quantos-queres para resumir conceitos de forma lúdica.

Prémios

A definir brevemente

O projeto GERAÇÃO VERDÃO é um programa de sensibilização e educação ambiental desenvolvido pela Novo Verde – Entidade Gestora de Resíduos de Embalagens, e tem como objetivo principal contribuir para o desenvolvimento de uma cultura de reciclagem em Portugal através da formação e educação das crianças de hoje, adultos de amanhã, no contexto escolar.

O programa dirige-se a alunos e professores do 1º Ciclo do Ensino Básico e reúne um conjunto de conteúdos e atividades que dinamizam o contacto com os principais conceitos sobre a gestão de resíduos de embalagens.

Geração Verdão em ação