Auditoria Ambiental Eco-Escolas

A equipa ABAAE desenvolveu uma nova Auditoria Ambiental Eco-Escolas de utilização muito intuitiva e com adaptações a diversos níveis de ensino. Está este ano ainda em fase experimental, pelo que solicitamos a vossa compreensão face a alguma falha que venham a encontrar, e agradecemos todas as críticas e comentários que contribuam para melhorar esta ferramenta.

Quais os objetivos

A realização da Auditoria Ambiental à escola/instituição que desenvolve o Programa Eco-Escolas, é um dos 7 passos obrigatórios, e visa inspirar e adequar a realização do Plano de Ação. Pretende identificar os pontos fortes e os aspetos a melhorar em termos de sustentabilidade visando globalmente melhorar a gestão ambiental da instituição, e ainda, incrementar comportamentos mais sustentáveis nos intervenientes.

Assim, tem como objetivos específicos:
identificar:  pontos fortes e fracos na gestão ambiental da escola, mas também nos conhecimentos e comportamentos dos alunos
– inspirar a ação: dar prioridade à realização de ações relativas aos aspetos/temas com pontuação mais baixa na auditoria;
avaliar:  calcular índices temáticos e índice resumo global;
medir progressos: comparar os índices no início e final do ano ou em anos consecutivos;
comunicar resultados: evidenciar à comunidade escolar e aos parceiros os resultados da implementação das ações inerentes ao Programa Eco-Escolas.

Em que consiste

Atualmente é constituida por um inquérito dividido em 2 partes:
1- auditoria à escola
2- inquérito aos alunos: A, B, C, D

Na auditoria à escola/ instituição são abordados os temas: água, resíduos, energia, espaços exteriores, biodiversidade e floresta, alimentação e agricultura biológica, mar, ruído, mobilidade e gestão da escola.
Os inquéritos aos alunos incluem igualmente diferentes temáticas, nomeadamente: água, resíduos, energia, espaços exteriores, biodiversidade e, floresta, alimentação e agricultura biológica, mar, ruído, mobilidade e digital.

Recomenda-se a divulgação a toda a escola, para assegurar boa taxa de participação – se possível, superior a 10%.

Uma das novidades é a existência de 4 inquéritos aos alunos que deverão ser aplicados em função do nível ou níveis de ensino existentes.  Deverão recorrer ao(s) tipo(s) de inquérito mais adequado(s), à  população escolar.

• Inquérito A – para os Encarregados de Educação de: alunos de pré-escolar; alunos de 1º ano do 1º ciclo;
  • Inquérito B – para crianças do 1º ciclo;
  • Inquérito C – para jovens do 2º e 3º ciclos, secundário e profissional;
  • Inquérito D – para estudantes do ensino superior.

Alguns exemplos:
– Exemplo 1: apenas alunos de JI – inquérito A para os Encarregados de Educação;
– Exemplo 2: alunos de JI + 1º ciclo. Pode distribuir 2 inquéritos: o inquérito A aos encarregados de educação do Jardim de Infância e inquérito B aos alunos do  1º ciclo;
– Exemplo 3: alunos de 2º e 3º ciclo – inquérito C;
– Exemplo 4: alunos do pré-escolar ao secundário- inquéritos A, B e C.

INQUÉRITO ESCOLA (1)
- Gestão ambiental

1 inquérito: diferentes áreas temáticas relativas à escola

INQUÉRITO ALUNOS (4)
- Comportamentos e conhecimentos

Inquérito A – para os Encarregados de Educação | alunos de pré-escolar (podendo também incluir o 1º ano do 1º ciclo)

Inquérito B – para crianças do 1º ciclo

Inquérito C – para jovens do 2º e 3º ciclos, secundário e profissional

Inquérito D – para estudantes do ensino superior

Como aplicar esta nova auditoria

A Auditoria Ambiental Eco-Escolas decorre agora num novo endereço: https://auditoria.ecoescolas.abaae.pt
Para utilizar esta nova ferremanta o/a professor/a coordenador/a deverá:

1.  Fazer login no site da auditoria, com as mesmas credenciais que possui na plataforma Eco-Escolas
  2. Aceder ao inquérito escola e realizar o seu preenchimento. Recomenda-se que, se possível, este preenchimento seja realizado durante o Conselho Eco-Escolas ou por um grupo de pessoas (professores e alunos se possível).
  3. Ir para a página relativa ao inquérito aos alunos onde irá gerar e encontrar os links para os respetivos inquéritos. Encontrará disponíveis tantos links para inquérito como os níveis de ensino existentes na escola/instituição.
  4. O passo seguinte será enviar aos alunos os respetivos links por email.
  5. Após concluída a auditoria ambiental (inquéritos escola e alunos), para finalizar, o/a professor/a deverá carregar no botão “publicar em Eco-Escolas”. Após este momento não poderão ser alterados os inquéritos escola, nem realizados mais inquéritos aos alunos.
  6. Os resultados aparecerão então automaticamente na plataforma Eco-Escolas, podendo também ser consultados detalhadamente no site/app da auditoria.
Auditoria  passo a passo

Faça download do documento que explica a aplicação da nova Auditoria Ambiental Eco-Escolas, passo a passo, ou veja o vídeo explicativo.

Resultados | inquérito escola

Os resultados do inquérito à escola são apresentados em forma de % (0 a 100) para cada um dos temas.
O índice global de Auditoria Eco-Escolas só é calculado se todos os temas foram respondidos.
Cada tema tem diferentes pesos no índice global, nomeadamente:
resíduos-10%; água-10%; energia-10%; espaços exteriores-10%; biodiversidade e floresta-10%; alimentação e agricultura biológica- 10%; mar-7,5%; ruído-7,5%; mobilidade-10%; gestão da escola-15%.

Resultados | inquérito alunos

Os resultados dos inquéritos aos alunos são apresentados de duas formas:
– resultados globais dos vários ciclos de ensino + a taxa de participação
resultados por cada área temática do questionário: água, resíduos, energia, espaços exteriores, biodiversidade, alimentação, mar, ruído, mobilidade e utilização dos meios digitais. Os pesos de cada área temática variam conforme o grau de ensino.