Artur Vieira

By Janeiro 9, 2017 Janeiro 11th, 2019 Seminário Eco-Escolas | Biografias

Artur Manuel Lourenço da Silva Vieira
Fez a sua formação Académica ​inicial ​em ​E​ngenharia ​E​letrotécnica, especializou-se no Ensino da Educação Tecnológica, pela Universidade Aberta e posteriormente ​ concluiu​ o Curso de Ciências da Educação.
Mais tarde, licenci​ou-se em Animação Sócio Cultural, no Instituto Jean Peaget e conclui, no momento seguinte, a pós-graduação em Administração Escolar.
Trabalha no âmbito ambiental desde o primeiro ano de existência do programa eco-escolas embora só em 2005 tenha assumido o cargo de Coordenador, por estar sempre ligado a Cargos Diretivos.
Nos Agrupamentos que liderou ​, quer Diretivamente, quer como Coordenador,​ levou sempre a que todas as escolas associadas fossem galardoadas com a Bandeira Verde.
Dinamizou vários Projetos vencedores de Concursos Nacionais e Internacionais.​
É Formador​ no âmbito da Educação Ambiental, onde ministrou ações de formação No Centro de Formação Aurélia Paz dos Reis. Centro de Formação Vale do Minho e Centro de Formação Júlio Resende.
Como fruto do trabalho desenvolvido fez parte integrante do desenvolvimento de um projeto conjunto, iniciado em 2007, entre a European Environmental Agency (EEA) e a coordenação portuguesa das Eco-Escolas (Associação Bandeira Azul da Europa – ABAE/FEE Portugal), em conjunto com outros 3 países da FEE onde também decorre​u​ o Programa (Dinamarca, Chipre e Irlanda).
Como reconhecimento de todo o trabalho, e de formação específica, recebeu o título de Embaixador do Clima pela Academia Metropolitana da Sustentabilidade, do Centro Regional de Excelência de Educação para o Desenvolvimento Sustentável.
Já dinamizou vários Fóruns Eco-Escolas em outros Seminários Nacionais.