Ana Ferreira | Instituto Politécnico de Coimbra

Doutorada em Ciências da Saúde – Ramo de Ciências Biomédicas pela Universidade de Coimbra. Mestre em Saúde Pública e Pós-Graduada em Saúde Ocupacional pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. Licenciada em Saúde Ambiental pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra (ESTeSC), do Politécnico de Coimbra. Exerceu funções de Técnica de Saúde Ambiental no Centro de Saúde de Condeixa-a-Nova e no Centro Regional de Saúde Pública do Centro, integrada nas áreas funcionais de: Planeamento e Administração da Saúde, Vigilância Epidemiológica, Saúde Ambiental e Promoção e Proteção da Saúde. Colabora com a ESTeSC desde 1997, a tempo parcial, como docente e monitora de estágio e a partir de 2001, a tempo integral, no Departamento de Saúde Ambiental da mesma escola.
Exerceu funções de Pró-Presidente do Politécnico de Coimbra (IPC) entre 14 de dezembro de 2017 e 10 de julho de 2019, sendo, atualmente, Vice-Presidente do IPC com os pelouros de Comunicação, Captação de Alunos Nacionais e Internacionais, Alumni, Serviço de Saúde Ocupacional e Ambiental e Plano Estratégico. Professora Coordenadora do Departamento de Saúde Ambiental da ESTeSC e Perito da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) para a área da Saúde Ambiental.
É também Vereadora na Câmara Municipal da Lousã, com o pelouro da Qualidade de Vida e Sustentabilidade. Assumiu vários cargos na ESTeSC, nomeadamente: Vice-Presidente e Presidente Interina da Escola; Vice-Presidente e Presidente da Assembleia de Representantes; Presidente da Comissão Científica do Curso de Saúde Ambiental e Diretora do Departamento de Saúde Ambiental; Membro do Conselho
Técnico Científico, do Conselho Pedagógico e da Assembleia de Representantes; Secretária do Conselho Científico e Responsável pelo Laboratório de Saúde Ambiental.
Participou e pertenceu a várias comissões científicas e organizadoras de congressos, colóquios, cursos e outros eventos análogos. Tem desenvolvido vários projetos de investigação na área da qualidade do ar e saúde. É autora e co-autora de diversos artigos científicos apresentados em congressos e publicados em revistas nacionais e internacionais na área da Saúde Ambiental, Saúde Pública e Saúde Ocupacional.