Ana Catarina Gonçalves Soares: Licenciatura em Engenharia de Ordenamento dos Recursos Naturais, pela Escola Superior Agrária de Castelo Branco, do Instituto Politécnico de Castelo Branco, em 2002. Pós-Graduação de Técnico Superior de Segurança e Higiene do Trabalho, pelo Instituto Superior de Leiria, Lda., em 2005.

Formadora, técnica responsável pela elaboração de projetos e planos de ordenamento e exploração cinegética e monitora do Projeto Rios. Exerce funções na Câmara Municipal de Pombal desde 2002, na área do Ambiente. É responsável pela coordenação do serviço municipal de recolha de resíduos urbanos e limpeza urbana, bem como pela área de gestão e promoção ambiental. Na área da educação para a sustentabilidade é responsável pela implementação de diversos programas e projetos (Programa Eco-Escolas, Programa Bandeira Azul, ECOXXI, Eco-Freguesias XXI, Projeto Rios, Programa de Monitorização do Lixo Marinho em Praias, Ciência na Escola-Fundação Ilídio Pinho, entre outros), pela elaboração, implementação e monitorização do plano de atividades de educação ambiental do Município de Pombal, dinamização dos equipamentos municipais de educação ambiental, pela conceção de vários materiais pedagógicos e colabora com diversos parceiros (internos e externos) na organização e dinamização de campanhas e atividades de educação ambiental, seminários, workshops, etc.