Alexandre Rafael Tomás nasceu em 1997, é um jovem que utiliza a criatividade como referência para o seu modo de vida. Considera-se multifacetado, admitindo-o como uma das suas maiores virtudes, acredita que para um melhor entendimento do mundo, devemos ter uma visão abrangente e na perspetiva de quem nos rodeia. Divide a sua vida profissional e académica, entre o design e a biologia, com o objetivo, de ter uma função ativa no desenvolvimento de produtos ecológicos, nas mais diversas áreas. Formou-se na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, inicialmente em Prototipagem e Desenho 3D, concluindo posteriormente a licenciatura de Design Industrial. Ao longo do seu percurso académico, obteve também formação em Educação Ambiental. Atualmente conclui o mestrado na Universidade de Aveiro, onde através da sua investigação pretende aliar o design à biomimética, baseando-se em elementos naturais para o desenvolvimento de novos produtos. O seu interesse pela natureza e sobretudo pelo meio aquático, fê-lo ser um dos rostos, do projeto “O Fluviário Vai à Escola”, onde através da sua comunicação, partilha com inúmeras crianças e jovens, o seu interesse e conhecimento por esta temática.