Aida Madeira

A educadora de Infância Aida Madeira nasceu em Angola, na localidade de Amboim  no dia  18 de maio de 1960. Ali fez todo o seu percurso escolar até ao 6º ano do liceu.

Regressada a Portugal em 1974, completou os estudos liceais em Coimbra, tendo frequentado de seguida a Escola do Magistério Infantil no curso de educação de Infância.

Mais tarde, realizou o complemento com equiparação à licenciatura na Escola Superior de Educação de Viseu.

Começou a exercer a sua profissão em 1984 em Carapinheira do Campo, concelho de Montemor-o-Velho, tendo passado, ainda, pelos concelhos de Penacova, Poiares, Oliveira do Hospital e Arganil onde já exerce há vinte e cinco anos.

Exercendo a sua profissão, atualmente, no Jardim de Infância de Arganil, desenvolveu, no âmbito do Programa Eco-Escolas, projetos na área da biodiversidade e hortas biológicas por serem áreas em que revela grande apetência e sensibilidade e que muito tem contribuído para desenvolver conhecimentos e atitudes nos seus alunos.

No ano letivo transato, desenvolveu, conjuntamente com outras duas educadoras, o projeto «Biodiversidade – Preservar para regenerar», onde fizeram o levantamento dos insetos do meio ambiente da escola para estudo e pesquisa onde se incluiu a sua observação em ambiente laboratorial com a ajuda de lupas binoculares. Os insetos foram explorados de forma interdisciplinar que incluiu as três áreas de desenvolvimento da educação pré-escolar, tendo cada sala desenvolvido, posteriormente, o estudo específico de um inseto para apresentação às outras turmas. O projeto culminou com a construção do «Hotel dos Insetos que foi colocado na Mata da Misericórdia em Arganil de modo a servir de abrigo aos mesmos e ser visitado pelos alunos e familiares.

Atualmente, encontra-se a dinamizar dois projetos nos jardins de Infância e Escolas do 1º ciclo do Agrupamento de Escolas de Arganil: o projeto Ciência Viva com atividades laboratoriais e o projeto de robótica «lLiving with the robots».