Ana Isabel Santos

By | 2019 Biografias NOVA FCSH
   

Ana Isabel Moura Santos | NOVA Medical School

Licenciada em Biologia pela Faculdade de Ciências de Lisboa. Doutorada em Fisiologia e Bioquímica- pela Faculdade de Ciências de Lisboa. Professora de Fisiologia e Subdiretora da NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas da UNL. Dedica muito do seu tempo a questões relacionadas com Bem-Estar Animal desde 1999. Em 2014 foi a impulsionadora da candidatura ao galardão da Bandeira Verde pela NMS. Coordena o projeto de melhoria do desempenho ambiental e sustentabilidade da Faculdade e o seu Conselho Eco-Escola.

 

Margarida Gomes

By | 2019 Biografias NOVA FCSH
   

Maria Margarida de Carvalho Gomes | ABAE

Licenciatura em Geografia, pela Faculdade de Letras da Universidade; Clássica de Lisboa em 1983. Diploma de Estudos Avançados em Território, Ambiente e Desenvolvimento Sustentável- Faculdade de Ciência e Tecnologia. Universidade Nova de Lisboa. 2008. Certificada como formadora, pelo Conselho Científico-Pedagógico da  Formação Contínua e pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional. Profissionalizada em exercício no Ensino Oficial. Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação. Ministério da Educação em 1989. Exerceu funções docentes no ensino secundário entre 1982 e 2000, tendo  dinamizado na escola diversos projetos e núcleos de ambiente. Durante  esse período foi também autora de Programas e de Livros Didáticos para o  ensino secundário. Exerceu funções na Agência Portuguesa de Ambiente- Departamento de Promoção e Cidadania Ambiental em 2011. Desde 2000 que coordena programas de educação ambiental para a sustentabilidade na Associação Bandeira Azul da Europa, dirigidos a diversos públicos alvo: Eco-Escolas; Jovens Repórteres para o Ambiente; ECOXXI (projeto de que é autora). Premiada com o projeto “ECO-Freguesias XXI” no Concurso Ideias Verdes 2009 do Jornal Expresso. Premiada no Terres de Femmes 2013. 

 

Ana Ferreira

By | 2019 Biografias NOVA FCSH
   

Ana Ferreira | Instituto Politécnico de Coimbra

Doutorada em Ciências da Saúde – Ramo de Ciências Biomédicas pela Universidade de Coimbra. Mestre em Saúde Pública e Pós-Graduada em Saúde Ocupacional pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. Licenciada em Saúde Ambiental pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra (ESTeSC), do Politécnico de Coimbra. Exerceu funções de Técnica de Saúde Ambiental no Centro de Saúde de Condeixa-a-Nova e no Centro Regional de Saúde Pública do Centro, integrada nas áreas funcionais de: Planeamento e Administração da Saúde, Vigilância Epidemiológica, Saúde Ambiental e Promoção e Proteção da Saúde. Colabora com a ESTeSC desde 1997, a tempo parcial, como docente e monitora de estágio e a partir de 2001, a tempo integral, no Departamento de Saúde Ambiental da mesma escola.
Exerceu funções de Pró-Presidente do Politécnico de Coimbra (IPC) entre 14 de dezembro de 2017 e 10 de julho de 2019, sendo, atualmente, Vice-Presidente do IPC com os pelouros de Comunicação, Captação de Alunos Nacionais e Internacionais, Alumni, Serviço de Saúde Ocupacional e Ambiental e Plano Estratégico. Professora Coordenadora do Departamento de Saúde Ambiental da ESTeSC e Perito da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) para a área da Saúde Ambiental.
É também Vereadora na Câmara Municipal da Lousã, com o pelouro da Qualidade de Vida e Sustentabilidade. Assumiu vários cargos na ESTeSC, nomeadamente: Vice-Presidente e Presidente Interina da Escola; Vice-Presidente e Presidente da Assembleia de Representantes; Presidente da Comissão Científica do Curso de Saúde Ambiental e Diretora do Departamento de Saúde Ambiental; Membro do Conselho
Técnico Científico, do Conselho Pedagógico e da Assembleia de Representantes; Secretária do Conselho Científico e Responsável pelo Laboratório de Saúde Ambiental.
Participou e pertenceu a várias comissões científicas e organizadoras de congressos, colóquios, cursos e outros eventos análogos. Tem desenvolvido vários projetos de investigação na área da qualidade do ar e saúde. É autora e co-autora de diversos artigos científicos apresentados em congressos e publicados em revistas nacionais e internacionais na área da Saúde Ambiental, Saúde Pública e Saúde Ocupacional.

 

Catarina Bernardo

By | 2019 Biografias NOVA FCSH
   

Catarina Bernardo | NOVA FCSH

Catarina Bernardo nasceu em Lisboa em 1981. Licenciada em Sociologia do Trabalho no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Iniciou a sua atividade profissional na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCSH) em 2004, desenvolvendo várias funções na estrutura organizacional da Faculdade. Desde 2018 que trabalha no Núcleo de Mecenato da NOVA FCSH, serviço que coordena desde o início do ano de 2019. No ano letivo 2018/2019, também, é cocoordenadora do projeto NOVA FCSH EcoCampus em conjunto com a coordenadora do projeto, Prof. Doutora Maria José Roxo.

 

Filipa Moita

By | 2019 Biografias NOVA FCSH
 

Filipa Moita | ERP Portugal | Novo Verde

  • Licenciatura em Relações Públicas e Publicidade (INP – Instituto Superior de Novas Profissões)
  • Mestrado em Gestão, especialização em Marketing (Universidade Lusíada de Lisboa)
  • Consultora TeamView, formação em Qualidade de Serviço e Atendimento
  • Account na agência de comunicação Latitudes, segmento de Promoção & Eventos
  • Responsável de Comunicação e Sensibilização da ERP Portugal (desde Janeiro de 2007) e Novo Verde

Hélder Simões

By | 2019 Biografias NOVA FCSH
   

Hélder Simões | ESTeS Coimbra

Licenciado em Saúde Ambiental, pela ESTeS Coimbra, Mestre em Sociopsicologia da Saúde, pelo ISMT. Técnico Superior de Segurança do Trabalho. Especialista em Saúde Ambiental. Coordenou Cursos Técnicos de Higiene e Segurança no Trabalho e Ambiente em várias Escola Profissionais. Formador e consultor nas áreas da Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho e Ambiente. É autor/co-autor de manuais técnicos de Segurança e Higiene no Trabalho, da linha editorial da ACT. É sócio e fundador da Sociedade Portuguesa de Segurança e Higiene Ocupacionais, foi Presidente da Associação Nacional de Saúde Ambiental 2009-2016. Leciona, desde 1997, na ESTeSC, onde é atualmente é Professor-Adjunto e pertence ao Departamento de Saúde Ambiental, tendo sido seu Diretor no biénio 2010/2011. Na ESTESC é, atualmente, Coordenador do Mestrado em Segurança e Saúde do Trabalho e da Licenciatura em Engenharia de Segurança do Trabalho, Coordena ainda os Programas Eco-Escolas e Jovens Repórteres para o Ambiente. Fundou a delegação da Cruz Vermelha em Pombal. É, ainda, autor de artigos técnicos e científicos publicados em revistas e livros nacionais e internacionais.

 

Patrícia Ferreira

By | Greenfest - Conferencia Eco-Escolas
 

Patrícia Ferreira, licenciada em Psicologia da Educação, exerce desde 2013 o cargo de Assessora de Vereação da Câmara Municipal de Guimarães para a Educação. Coordena as Redes de Psicólogos do Ave e de Educação Parental locais no âmbito do Plano para o Crescimento Inclusivo do Ave. É responsável municipal pelo Programa Eco-Escolas e coautora do programa de Educação Ambiental PEGADAS. Integra a equipe de candidatura do processo ECO XXI. Colabora com a Estrutura de Missão 2030 para as questões de estratégia ambiental de Guimarães. Coordena os Projetos Educativos municipais e os projetos educativos intermunicipais no âmbito do PIICIE do Ave. Com participação ativa na comunidade escolar, pautou sempre o seu exercício profissional pela lógica da articulação, envolvimento e cooperação com os diferentes projetos educativos das escolas.

Paula Marinho

By | Greenfest - Conferencia Eco-Escolas

Paula Cristina Mota Marinho Pereira;
47 anos, licenciada em Ensino.

Professora do 1º ciclo do Ensino Básico, colocada no Agrupamento de Escolas Francisco de Holanda, em Guimarães, desde 2009.

Coordenadora da EB1 da Pegada, desde 2014 e coordenadora Eco-escolas da mesma escola, desde o ano letivo 2016/17.

Cristina Costa

By | Greenfest - Conferencia Eco-Escolas

Ana Cristina Rodrigues das Neves Ferreira da Costa;
Data de nascimento: 30/12/1966

E-mail: anacnevescosta@cm-braga.pt
Telemóvel: 938464378

Habilitações académicas

  • Licenciatura em Biologia e Geologia (ensino de) pela Universidade do Minho (Braga);
  • BSc Energy and Environmental Technology, pela University of Glamorgan (Reino Unido), tendo como projecto final o tema “M.S.W. in Portugal” (Resíduos Sólidos Urbanos em Portugal).
  • Pós-graduação: Curso de Gestão Ambiental e de Auditorias Ambientais em Empresas Industriais, pelo Instituto Superior de Ciências da Saúde – Sul (Monte da Caparica);
  • Curso de Técnico Superior de Higiene e Segurança no Trabalho;
  • Frequência do 5.º ano da Licenciatura em Engenharia Biológica – ramo Poluição, na Universidade do Minho (Braga).

Experiência Profissional:

  • Desde há 19 anos a trabalhar na Câmara Municipal de Braga, no Pelouro do Ambiente, como responsável pela Educação para o Desenvolvimento Sustentável;
  • Cinco anos de prática de ensino em escolas do 3.º ciclo e secundárias.

Outras Informações:

  • Membro da Direcção do Núcleo de Braga da Quercus por 23 anos, atualmente Presidente.

Sandra Ramos

By | Reunião Regional 2019
 

Sandra Ramos é doutorada pela Universidade do Porto e atualmente é investigadora
do CIIMAR. A sua principal área de investigação é a ecologia dos ecossistemas marinhos e estuarinos, onde tem desenvolvido vários estudos sobre as comunidades de peixes e os seus estados iniciais de desenvolvimento, a influência de fatores naturais e antropogénicas nessas comunidades e no estado ambiental dos ecossistemas.

Tem participado em vários projetos de investigação nacionais e internacionais, dedicados a diversas temáticas associadas à biologia e ecologia de peixes e também ao desenvolvimento de indicadores biológicos para a avaliação do estado ambiental de ecossistemas costeiros e estuarinos. Sobre esta temática teve um papel ativo na implementação em Portugal da Diretiva Quadro da Água e da Diretiva Quadro Estratégia Marinha, onde participou como especialista. Através do estudo da funcionalidade dos ecossistemas e avaliação dos serviços de ecossistemas costeiros e estuarinos, tem contribuído para a transferência de conhecimento e o apoio à decisão e gestão ambiental, tendo colaborado com vários stakeholders de diferentes setores relacionados com a gestão ambiental. Ao longo da sua carreira tem promovido vários programas para a participação direta dos pescadores em estudos científicos e na gestão pesqueira.

X