ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Desafio Faber-Castell 2023-24

Descrição e enquadramento

O Desafio “Ecolápis” está de volta! Neste ano letivo 2023-2024, a ABAAE e a Faber-Castell desafiam-te a criar a casa na árvore onde habita a personagem “Ecolápis”.

O que é uma casa na árvore? É um edifício construído sobre a estrutura natural de uma árvore, sendo sustentado pelo tronco e ramos da mesma. De forma a ser sustentável e a garantir a preservação da natureza, esta casa deverá ser construída também com elementos naturais, como por exemplo, canas, troncos, ramos, folhas, etc.

Pretende-se, assim, que os alunos sejam os “arquitetos” destas casas, elaborando trabalhos originais de criação e ilustração da “ECOCASA”. .

Objetivos

– Desenvolver conhecimentos, capacidades e atitudes no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade;
– Conhecer o ciclo de vida do Ecolápis (através do estudo do material disponibilizado pela Faber-Castell: Brochura do Ecolápis + Cartaz com o ciclo do Ecolápis);
– Promover a reflexão sobre os impactos produzidos pela compra, utilização e desperdício dos produtos;
– Desenvolver a criatividade;
– Aplicar técnicas e materiais de desenho e pintura.

Destinatários

Podem candidatar-se escolas da rede Eco-Escolas de todo o país, sendo integradas nos seguintes escalões:

Escalão 1 – Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo
Escalão 2 – Escolas do 2º e 3º Ciclo
Escalão 3 – Secundário, Profissional e Superior

Cada escola poderá apresentar até 3 trabalhos por escalão.

Descrição da atividade

A atividade consiste na elaboração de trabalhos originais de criação e ilustração da “ECOCASA” do Ecolápis. .

Na ilustração deverão constar, obrigatoriamente, os seguintes elementos:

• a árvore
  • a casa
  • a personagem “Ecolápis”

Poderão ser acrescentados outros elementos diferentes, além dos acima mencionados, desde que se enquadrem no tema sugerido. Os trabalhos deverão ser apresentados em tamanho A3, a cores, aplicando materiais de desenho e pintura.

.

Submissão a concurso

– A Ilustração deverá ser desenvolvida numa folha de formato A3;

– As propostas de trabalho deverão ser realizadas a cores, utilizando materiais de pintura (lápis de cor, canetas de feltro, aguarela, etc);

Informação solicitada para concurso

– Digitalização da ilustração, com boa resolução (formatos .jpeg, .tif)
– Memória descritiva (deverão ser mencionados os seguintes aspetos: metodologia de trabalho; materiais de pintura utilizados; envolvimento dos alunos, etc).
– Breve descrição dos elementos naturais escolhidos para a casa do Ecolápis e o porquê a sua escolha.

[Nota: Não é necessário enviar o trabalho original por correio. Contudo, agradecemos que este seja guardado até ao final do ano letivo, uma vez que pode ser solicitado para efeitos de exposição.]

Inscrição na atividade na Plataforma Eco-Escolas: Até 28 de fevereiro de 2024
Submissão dos trabalhos: Até 31 de maio de 2024

Critérios de Avaliação

Na seleção dos trabalhos a concurso, serão aplicados os seguintes critérios de apreciação:

• Cumprimento do regulamento do desafio;
  • Memória descritiva;
  • Qualidade gráfica (aplicação de técnicas de desenho e pintura);
  • Originalidade e criatividade;
  • Resultado final
Júri

O júri será constituído por elementos da ABAAE, da Faber-Castell, e por elementos da Comissão Nacional Eco-Escolas.

Prémios e Menções Honrosas

Escalão 1, Escalão 2 e Escalão 3:

1º lugar:
– MOCHILA DE MATERIAIS FABER-CASTELL, com
200€ * em material Faber-Castell (aluno)
– Caixa Coleção em madeira c/ materiais de desenho e pintura Faber-Castell (professor)

2º lugar:
– MOCHILA DE MATERIAIS FABER-CASTELL, com
 150€ * em material Faber Castel (aluno)
– Caixa Coleção c/ materiais de pintura Faber Castell (professor)

3º lugar:
– MOCHILA DE MATERIAIS FABER-CASTELL, com
 100€ * em material Faber-Castel (aluno)
– Conjunto de escrita Faber-Castell (professor)

(*) PVPR

Menções Honrosas: Kit de materiais de desenho e pintura Faber-Castell

Nota: O júri reserva o direito de anular a atribuição lugares de premiação, caso os trabalhos de cada escalão não se enquadrem nos critérios descritos ou não tenham a qualidade desejada.

Conheça melhor a Faber-Castell

Trabalhos 2023-24Assista aqui à Oficina de Ilustração "Ecocasa - A Casa do Ecolápis"
Vídeo de apresentação do desafio:
Sabe mais sobre o Ecolápis:

Projeto em Parceria com: