Seminário Nacional Eco-Escolas 2022 | Workshops

1 – Lanches saudáveis para crianças
Bárbara Oliveira

No workshop sobre lanches saudáveis vamos aprender a fazer 3 lanches saudáveis e saborosos para as crianças levarem para a escola.
Vamos aprender a fazer um Bolo de Banana com chocolate que dura a semana toda, um MugCake rápido para os dias que não há nada preparado e ainda um Humús de grão para acompanhar com uns palitos de vegetais, que serve de snack ou até para uma entrada de um jantar ou almoço.

 

2 – Oficina de Ilustração – Onde Está o Ecolápis?
Carla Cardoso

Neste workshop serão abordados os seguintes tópicos:

  • Programa de Sustentabilidade da Faber-Castell
  • O ciclo de vida do Ecolápis
  • Apresentação do Desafio “Onde está o Eco-lápis?” promovido pela ABAE e a Faber-Castell
  • Oficina de Ilustração: demonstração de técnicas e materiais possíveis de utilizar no Desafio “Onde está o Eco-Lápis?”

Lista de material necessário para o desenvolvimento do workshop:

  • 1 Folha de papel cavalinho A4
  • Folhas A4 para reutilizar (por exemplo: com elementos escritos, jornal, livro antigo)
  • Lápis de grafite HB
  • Borracha
  • Lápis de cor
  • Canetas de feltro
  • Aguarelas
  • Pincéis
  • Tesoura
  • Cola em stick
  • Recipiente com água
  • Papel absorvente

3 – Segredos da Horta
Carlo Ballis

Neste workshop, o formador Carlo Ballis, irá partilhar alguns segredos para ter e manter uma horta saudável, e assim contribuir para o sucesso das hortas escolares.

Serão abordados os seguintes tópicos:

  • Receitas caseiras para combater pragas
  • Receitas de fertilizantes líquidos/ chorumes
  • Produtos caseiros para fertilizar o solo
  • Dicas para a compostagem

4 – Aproximação à natureza através do desenho
Sara Simões

.
Nesta sessão vamos refletir acerca do desenho de observação enquanto instrumento de registo e compreensão de espécies e de fenómenos naturais.

O desenho é uma competência que pode ser aprendida por qualquer pessoa com interesse por esta atividade. Não é algo exclusivo a artistas ou pessoas com talento, nem algo que se destine apenas à criação de obras de arte.

Num tempo preenchido por estímulos rápidos e incessantes, é urgente (re)adquirir o gosto de parar para observar, de manter o foco e de querer ultrapassar obstáculos ou frustrações. Isso irá ajudar-nos a estarmos mais disponíveis para conhecer o mundo à nossa volta.

5 – A Biodiversidade da Minha Escola
José Janela | Quercus

A Biodiversidade é um termo que está cada vez mais na ordem do dia. A Biodiversidade está cada vez mais ameaçada. Para a defender é necessário conhecê-la. Conhecer a biodiversidade e ajudar a dar a conhecê-la é uma tarefa que os professores têm em mãos e que não é apenas uma tarefa dos professores de Biologia ou de Ciências Naturais, mas é parte da Educação Ambiental que é uma das áreas obrigatórias de Educação para a Cidadania, comum a todos os docentes, de todos os níveis de ensino e que também pode ser trabalhada em projetos como a «Biodiversidade da Minha Escola».

6 – Compostagem com minhocas nas escolas
Carolina Bianchi | Mudatuga

Este workshop vai explicar os principais pontos didáticos sobre a compostagem com minhocas, e mostrar como se pode utilizar esta técnica como ferramenta didática, e consciencializar alunos de todas as idades para a importância ambiental e social da compostagem.

7 – Alimentação Saudável em idade escolar
Rita Roldão

Neste workshop serão abordados os seguintes assuntos: o biótipo saudável, a avaliação corporal e o ressalto adipocitário, Necessidades energéticas e nutricionais diárias em crianças e jovens. Regras alimentares de ouro. Sugestões para pequenos almoço, almoço, merenda e jantar. Como incutir hábitos alimentares saudáveis. As compras e a leitura de rótulos.

8 – Como envolver os alunos no mundo das plantas? Plataformas participativas e de ciência cidadã
Susana Neves | Sociedade Portuguesa de Botânica

.
Para promover o conhecimento e o gosto pela natureza, foram criadas ferramentas informáticas que facilitam a participação de todos na descoberta da biodiversidade. Estas ferramentas são também úteis na escola, pois motivam os alunos a participar ativamente em projetos de ciência cidadã e de educação ambiental.

Nesta sessão, serão apresentadas a aplicação móvel iNaturalist e a plataforma BioDiversity4All / Biodiversidade para Todos, que podem ser utilizadas por docentes e alunos em saídas de campo e outras atividades na escola. Será também explorado o portal Flora-On: Flora de Portugal Interativa, da Sociedade Portuguesa de Botânica, cuja informação e ferramentas facilitam a descoberta das nossas plantas, o conhecimento da sua distribuição e ecologia, assim como as suas ameaças.

Será apresentada ainda a iniciativa em curso “Planta do Ano 2022“, ficando desde já o convite aos docentes e alunos para que participem nesta votação que decorre até 14 de fevereiro.

 

9 – Jardim Zoológico – Na rota da biodiversidade portuguesa
Diogo Gomes | Jardim Zoológico de Lisboa

Até que ponto conhece a biodiversidade do nosso país? O que faz no dia-a-dia para a conservar? Alertar para o problema da redução da biodiversidade portuguesa, incentivar comportamentos sustentáveis e reforçar a importância das escolhas individuais para a conservação da natureza, são alguns dos principais objetivos deste workshop. Com base numa aprendizagem eficaz, dinâmica e interativa, pretendemos dar aos participantes ferramentas para trabalhar estas temáticas em contexto escolar. Iremos também abordar a missão da conservação da biodiversidade do Jardim Zoológico e o seu papel fundamental na educação ambiental.

10 – Programa “Brincar de Rua” – o bairro, a rua, a natureza como motores da aprendizagem e do bem estar das crianças e da comunidade
Francisco Lontro | Brincar de Rua

“Se vires salmões a subir o rio, isso é um sinal da qualidade desse habitat. Se visitares uma cidade e vires crianças, crianças de todas as idades, com ou sem os seus pais, sendo ativas e visíveis no seu bairro, isso é um sinal da saúde desse habitat”. Quem o diz é Tim Gill, investigador e autor dedicado às questões do urbanismo. Valorizar a rua, o bairro, as suas gentes e o seu património cultural/ natural e a participação ativa de todos na sua construção e desenvolvimento, são processos fundamentais para a saúde, bem-estar e aprendizagem de todos quantos habitam estes habitats (sobretudo para as crianças). O Brincar de Rua preconiza um movimento social, que quer capacitar pessoas e comunidades para ocupar, viver, transformar, fruir a rua e o bairro. É este conceito que procuraremos desenvolver nesta oficina, demonstrando os princípios e a metodologia (Brincar de Rua Comunitário e Brincar de Rua Escolas) que pode ajudar a devolver a rua, os jardins, as pracetas do teu bairro às crianças, às famílias que o fazem.

Comissão Nacional

Parceiros em Projetos Ano Letivo 2021/2022

Organização