SUPER-ECOLÁPIS | Desafio Faber-Castell

Descrição e enquadramento

O desafio “Ecolápis” está de volta!

Nos últimos dois anos letivos o Ecolápis andou a passear em espaços verdes e em ambientes marinhos, tendo tomado conhecimento que há muito a fazer para preservar estes espaços. Assim, para poder mais facilmente intervir na melhoria do ambiente, torna-se necessário que o Ecolápis ganhe superpoderes. Que superpoderes são esses?

É esse o desafio que a ABAE | Programa Eco-Escolas e a Faber-Castell te lançam:  criar um Ecolápis com várias características físicas que lhe permitam adaptar-se tanto à vida terrestre, como à vida marinha (como se fosse um anfíbio).

Deste modo, pretende-se desafiar os alunos, sob a orientação do professor, para a elaboração de trabalhos originais de criação/ilustração da personagem “Super-Ecolápis” que contenha as características acima descritas, assim como as seguintes orientações:

• A personagem deverá basear-se no desenho do EcoLápis (à esquerda), mas não é obrigatório que seja reproduzido na íntegra (forma e cor).
  • Não é obrigatório que o corpo da personagem seja um lápis, no entanto, este elemento deverá fazer parte de uma das características físicas do “Super-Ecolápis”.

.

Objetivos

– Desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade;

– Conhecer o ciclo de vida do Ecolápis (através do estudo do material disponibilizado pela Faber-Castell: Brochura do Ecolápis + Cartaz com o ciclo do Ecolápis);

– Promover a reflexão sobre os impactos produzidos pela compra, utilização e desperdício dos produtos;

– Desenvolver a criatividade;

– Aplicar técnicas e materiais de desenho e pintura.

Destinatários

Podem candidatar-se escolas da rede Eco-Escolas de todo o país, sendo integradas nos seguintes escalões:

Escalão 1 – Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Escalão 2 – Escolas do 2º e 3º Ciclo

Escalão 3 – Secundário, Profissional e Superior

Cada escola poderá apresentar até 5 trabalhos por escalão.

Prazos

Inscrição na atividade na Plataforma Eco-Escolas: Até 28 de fevereiro de 2023
Submissão dos trabalhos: Até 31 de maio de 2023

Submissão a concurso

– A Ilustração deverá ser desenvolvida numa folha de formato A4 ou A3;

– As propostas de trabalho deverão ser realizadas a cores, utilizando materiais de pintura (lápis de cor, canetas de feltro, aguarela, etc);

Informação solicitada

– Digitalização da ilustração, com boa resolução (formatos .pdf, .jpeg, .tif)
– Memória descritiva (apresentação do trabalho, investigação sobre o tema, envolvimento dos alunos, etc)
– Breve descrição dos “super-poderes” do Ecolápis, ou seja, quais as suas adaptações representadas na ilustração e a vantagens que estas lhe conferem.

[Nota: Não é necessário enviar o trabalho original por correio. Contudo, agradecemos que este seja guardado até ao final do ano letivo, uma vez que pode ser solicitado para efeitos de exposição.]

Critérios de Avaliação

Os trabalhos serão avaliados com base nos seguintes critérios:

• Cumprimento do regulamento do desafio;
  • Qualidade gráfica (aplicação de técnicas de desenho e pintura);
  • Originalidade e criatividade;
  • Resultado final
Júri

O júri será constituído por elementos da ABAE, da Faber-Castell, e por elementos da Comissão Nacional Eco-Escolas.

Prémios e Menções Honrosas

Escalão 1, Escalão 2 e Escalão 3:

1º lugar:
– MOCHILA DE MATERIAIS FABER-CASTELL, com
200€ * em material Faber-Castell (aluno)

– Caixa Coleção em madeira c/ materiais de desenho e pintura A&G Faber-Castell (professor)

2º lugar:
– MOCHILA DE MATERIAIS FABER-CASTELL, com
 150€ * em material Faber Castel (aluno)

– Caixa Coleção c/ materiais de pintura A&G Faber Castell (professor)

3º lugar:
– MOCHILA DE MATERIAIS FABER-CASTELL, com
 100€ * em material Faber-Castel (aluno)

– Conjunto de escrita Faber-Castell (professor)

(*) PVPR

Menções Honrosas: Kit de materiais de desenho e pintura Faber-Castell

Nota: O júri reserva o direito de anular a atribuição lugares de premiação, caso os trabalhos de cada escalão não se enquadrem nos critérios descritos ou não tenham a qualidade desejada.

Conheça melhor a Faber-Castell