Desafio | Painel ClimAR

Podem participar escolas e alunos de todos os graus de ensino:

• 1º Escalão: JI e 1º ciclo;
  • 2º Escalão: 2º e 3º ciclo;
  • 3º Escalão: secundário, profissional e superior.

• Conhecer o portal QualAr;
  • Conhecer os principais poluentes atmosféricos que afetam a qualidade do ar e a nossa saúde;
  • Conhecer as medidas a adotar para minimizar a exposição ao ar poluído;
  • Comunicar e informar acerca das questões relativas à qualidade do ar e alterações climáticas;
  • Utilizar técnicas de expressão visual;
  • Promover bons hábitos para reduzir as emissões e promover um bom ar;
  • Estimular o aumento da literacia relativamente à qualidade do ar;
Descrição

Esta atividade consiste na elaboração de um levantamento e análise da informação específica sobre a qualidade do ar no concelho onde está inserida a escola. Os dados para a elaboração do painel devem ser consultados 2 vezes por mês, na aplicação QualAR- Qualidade do Ar da Agência Portuguesa do Ambiente neste link

A inscrição na atividade decorre até 28 de fevereiro.

Os trabalhos devem ser inseridos na plataforma Eco-Escolas até 30 de maio.

Resultados até 30 de julho; entrega dos prémios no Galardão Eco-Escolas.

Júri

O júri será constituído por elementos da APA e da ABAE

Prémios

A designar

Formato do Trabalho Final (varia consoante o grau de ensino)

Desenho – 1º escalão | JI e 1º ciclo

Representação gráfica dos dados analisados na aplicação QualAr, através de desenhos realizados pelos alunos, sobre os principais poluentes do Ar e respetivas consequências nocivas para a nossa saúde.

O desenho deve ser uma representação gráfica da Qualidade do Ar nos dois dias durante o mês em que é analisada a informação, numa página A4.

Na plataforma Eco-Escolas, devem ser submetidas 6 fotografias que evidenciem o cartaz (vista geral e detalhes), o local onde está afixado, o grupo envolvido na sua construção e uma memória descritiva de como foi elaborado o trabalho.

Cartaz – 2º escalão | 2º e 3º ciclo e 3º escalão | ensino secundário, profissional e superior

Elaboração de um cartaz com os resultados da qualidade do Ar monitorizada durante o ano letivo (de janeiro a julho), pelo menos 2 vezes por mês, onde devem estar identificados os principais poluentes do ar e respetivas consequências para a nossa saúde e uma comparação dos dados obtidos no concelho da escola, com outro concelho.

O cartaz deve ser uma representação gráfica da Qualidade do Ar nos dois dias durante o mês em que é analisada a informação.

A conceção, design e apresentação do cartaz é da responsabilidade da escola. Este deve estar afixado na sala de aula ou à entrada da escola e ter uma dimensão superior a um metro quadrado.

Os trabalhos terão os seguintes critérios de avaliação:

• Qualidade e rigor da informação
  • Processo e envolvimento dos alunos
  • Criatividade e originalidade
  • Estética/efeito final

I am text block. Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.