Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Escola Básica da Ericeira (Mafra)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Pintura final

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Junta de Freguesia da Ericeira, Câmara Municipal de Mafra, Oceanário – Programa:” Oceano, Educar para uma geração azul”.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Ecossistema Zona entremarés
No ecossistema Zona entremarés existe uma grande biodiversidade de seres marinhos, podendo encontrar-se diferentes representantes de fauna marinha, como: anémonas, mexilhões, cracas, ouriços do mar, caranguejos, polvos, camarões e pequenos peixes.
Os seres marinhos que habitam nesta zona conseguem resistir a períodos de imersão e emersão e de exposição à força das ondas.
Ecossistema mar aberto
São inúmeras as espécies de peixes e mamíferos que aparecem no oceano Atlântico, no território de Portugal.
Nos peixes. temos como exemplo: o atum-albacora, o carapau, o cherne, a dourada, o peixe-espada, o salmonete e a sardinha. Outas espécies atravessam o Atlântico nas suas migrações oceânicas, como o tubarão-baleia, o tubarão-frade, o tubarão-branco e o tubarão-azul.
Quanto aos mamíferos marinhos podemos destacar o golfinho-comum, o golfinho-riscado, o golfinho-malhado, o roaz-corvineiro, a orca, o cachalote, a baleia-de-bico, a baleia-azul e a baleia-anã.
No nosso mural temos representados o cherne, a dourada e o atum.

Qual a razão da escolha desta imagem?
Desde de 2019 que o Agrupamento de escolas da Ericeira desenvolveu o programa Oceanos-Educar para uma geração Azul em parceria com Oceanário e a Câmara Municipal de Mafra.
O agrupamento tem como oferta de escola a disciplina Oceanos e todos os alunos desenvolver as suas actividades relacionadas com o mar.
Este projeto tem como objetivo ajudar os alunos a aumentar a compreensão e o conhecimento do oceano, conscientizar da importância da sua sustentabilidade e sensibilizar para os perigos que os oceanos enfrentam.
Este ano letivo 2022/2023,na cerimónia do hastear da bandeira Eco -Escolas, os alunos de diferentes anos de escolaridade apresentaram os ecossistemas marinhos mais emblemáticos de Portugal.
Durante o ano letivo os alunos desenvolveram atividades e realizaram os seus projetos, relacionados com os ecossistemas “entremarés” e” mar aberto” e a sua biodiversidade marinha.

Ao longo do ano, realizaram-se várias visitas de estudo às poças de maré, orientadas por uma bióloga e também em transdisciplinaridade com a cidadania realizaram limpezas de praia para a sensibilização da proteção do Oceano. Em sala de aula, os alunos pesquisaram sobre o tema e elaboraram vários trabalhos (quizs, pintura, cartazes e powerpoints, jogos de associação…). De entre os ecossistemas estudados, os alunos selecionaram os dois ecossistemas representados no mural.
Finalizando todo este percurso com a pintura do mural.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
O projeto foi desenvolvido pelo 1º ciclo, abrangendo os alunos dos 6 aos 10 anos.
Os representantes Eco-Escolas de cada turma foram convidados a participar nas pinturas do mural.
No final do projeto foi inserida no mural uma parede de escalada, para dinamizar os recreios escolares, envolvendo assim toda a comunidade escolar.