Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Escola E.B.2,3/S Pedro Ferreiro (Ferreira do Zêzere)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Gato a contemplar andorinhas no AEFZ

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
O elementos representados (borboletas, andorinhas e libelinhas) são presentes no bosque mediterrânico. O gato pode representar um gato selvagem, também presente neste ecossistema, mas também pode representar o gato doméstico, um dos animais de estimação mais apreciados pelos jovens e uma homenagem ao gato adoptado que vive e é mascote da escola. A pintura é enquadrada por folhagem de Olaias, árvores autóctones, presentes na escola e foi realizado num barracão de apoio ao lado da Horta Biológica e Pedagógica.

Qual a razão da escolha desta imagem?
A imagem representa elementos frequentes no bosque mediterrânico, nesta altura do ano e é também uma forma de homenagear o gato mascote da escola. É enquadrada pelas árvores autóctones ali presentes e transmite um cenário de tranquilidade e beleza na natureza, ao lado da Horta Pedagógica.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
Foi efetuada a escolha das imagens a incluir na pintura, realizados os stencils utilizando embalagens de Cereais e depois efetuada a pintura do cenário, recorrendo a esmalte em spray. Inicialmente só foi pensada a imagem do gato e das andorinhas e depois enriqueceu-se com as borboletas e libelinhas, à medida que foi sendo construído o cenário pelos alunos . Não havia um projeto inicial, este foi desenvolvido de acordo com a imaginação dos alunos, à medida que ia sendo construído e inicialmente só estava pensado para uma parede, no entando devido ao entusiasmo manifestado, os alunos decidiram pintar/rehabilitar 3 paredes até ao limite do material disponível.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Foram envolvidas duas turmas de 10º e 11º ano, do Curso de Ciências e Tecnologia (disciplina de Biologia/Geologia) e de Humanidades (disciplina de Filosofia). Os alunos construíram os stencils e efetuaram a pintura/embelezamento dos murais.