Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Escola Básica José Régio (Portalegre)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Pintura final

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Câmara Municipal de Portalegre.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
O ecossistema escolhido foi o montado. Os elementos do montado que estão representados na pintura são o sobreiro, papoilas que foram avistadas nas zonas mais abertas, cogumelos que foram observados nas zonas mais húmidas e aves que voavam nos céus do montado.

Qual a razão da escolha desta imagem?
A imagem foi desenhada pelos alunos do Centro de Apoio à Aprendizagem, após visita à Tapada da Escola e estudo do ecossistema "Montado"

A planificação e execução do projeto Muros com vida resultaram de um trabalho coletivo, no qual estiveram envolvidos alunos de várias turmas que frequentam o Centro de Apoio à Aprendizagem (alunos com perturbações do espetro do autismo ou com graves dificuldades de aprendizagem) que visitaram a Tapada da Escola e expressaram curiosidade pelo estudo do sobreiro, dos cogumelos e das plantas e aves que lá observaram. Durante as aulas em que esse estudo decorreu, os alunos desenharam a paisagem observada e aquando da decisão de pintarem uma das paredes mais degradadas da escola, decidiram-se por essa imagem. Antes de se dar início às pinturas propriamente ditas, foi necessário fazer a preparação dos muros: os alunos limparam, rasparam e finalmente pintaram de branco toda a zona onde se iria desenvolver este projeto. Após a “base de trabalho” estar pronta deu-se início às pinturas, utilizando tintas de diversas cores, fazendo diversas misturas com as mesmas, de modo a tentar aproximar-se o mais possível às verdadeiras cores da Natureza. Durante o processo de pintura, os alunos foram supervisionados e auxiliados pelos animadores Sara Vera e Sérgio da dinâmica de espaços da escola.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Os alunos têm entre 9 e 15 anos e foram envolvidos no estudo do ecossistema, na escolha da parede para a pintura, na seleção dos elementos que deviam constar da pintura e na pintura mural. O envolvimento e empenho que demonstraram durante a concretização deste projeto foi muito significativo, desde a planificação dos desenhos até à execução das pinturas nos muros, todos participaram ativamente, tendo em vista a concretização do mesmo.