Webinar 22-23 | A Biodiversidade da Minha Escola

No âmbito dos temas do ano 2022-2023 Espaços Exteriores e Biodiversidade: Preservar e Regenerar, a Associação Bandeira Azul da Europa | Programa Eco-Escolas, em parceria com a Quercus, LPN – Liga para a Protecção da Natureza, GEOTA – Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente, ASPEA – Associação Portuguesa de Educação Ambiental, FAPAS – Associação Portuguesa para a Conservação da Biodiversidade e A ROCHA – Associação Cristã de Estudos e Defesa do Ambiente, realizou o workshop “A Biodiversidade da Minha Escola”no dia 3 de fevereiro às 14h30, com o objetivo de contribuir com informação e ferramentas para a participação das escolas no novo desafio Eco-Escolas com o mesmo nome.

Este desafio, lançado às Eco-Escolas, mas aberto a todas as escolas interessadas em participar, será o de documentar a diversidade de espécies de flora, líquenes, cogumelos, aves, insetos e répteis que encontram no recinto escolar, através da observação das mesmas, da pesquisa, captura de imagens e elaboração de ilustrações.

APRESENTAÇÕES

–  Biodiversidade da Minha Escola
Margarida Gomes. ABAE
Conhecer a biodiversidade que nos rodeia
José Janela. Quercus
Como identificar espécies
Isabel Fernandes. FAPAS

15h15 – Debate: dificuldades e potencialidades do Projeto:

SALA 1
Paula Banza – A Rocha; Jorge Fernandes – LPN
SALA 2
Isabel Fernandes – FAPAS; Joaquim Pinto – ASPEA
SALA 3
Carla Pacheco. Geota; José Janela – Quercus

 

PROGRAMA

3 de fev. 2023

14h30 – Boas vindas. Francisco Teixeira. APA; Cristina Vieira. ICNF
Projeto “Biodiversidade da Minha Escola” | Margarida Gomes. ABAE
Conhecer a biodiversidade que nos rodeia | José Janela. Quercus
Como identificar espécies | Isabel Fernandes. FAPAS
15h15 – Debate sobre as dificuldades e potencialidades de implementação do Projeto:
SALA 1 | Paula Banza – A Rocha; Jorge Fernandes – LPN
SALA 2 | Isabel Fernandes – FAPAS; Joaquim Pinto – ASPEA
SALA 3 | Carla Pacheco. Geota; José Janela – Quercus
15h55 – Conclusões. Lurdes Andrino – DGEstE; José Sousa – DGE

VÍDEO DA SESSÃO

Oradores

Margarida Gomes:

Licenciatura em Geografia , pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa em 1983. Diploma de Estudos Avançados em Território, Ambiente e Desenvolvimento Sustentável- Faculdade de Ciência e Tecnologia. Universidade Nova de Lisboa. 2008.
Certificada como formadora , pelo Conselho Científico-Pedagógico da  Formação Contínua e pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional.
Profissionalizada em exercício no Ensino Oficial. Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação. Ministério da Educação em 1989.
Exerceu funções docentes no ensino secundário entre 1982 e 2000, tendo  dinamizado na escola diversos projetos e núcleos de ambiente. Durante  esse período foi também autora de Programas e de Livros Didáticos para o  ensino secundário. Exerceu funções na Agência Portuguesa de Ambiente- Departamento de Promoção e Cidadania Ambiental em 2011.
Desde 2000 que coordena programas de educação ambiental para a sustentabilidade na Associação Bandeira Azul da Europa, dirigidos a diversos públicos alvo : Eco-Escolas; Jovens Repórteres para o Ambiente; ECOXXI e Eco-Freguesias XXI(projetos de que é autora).
Premiada com o projeto “ECO-freguesias XXI” no Concurso Ideias Verdes 2009 do Jornal Expresso. Premiada no Terres de Femmes 2013. 

Isabel Fernandes

Isabel Fernandes é licenciada em Ensino de Biologia e Geologia pela Universidade do Minho, Mestre em Geologia para o Ensino pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e Doutorada em Ciências, especialidade Geologia, pela Universidade do Minho.
Professora do quadro da Escola Secundária de São Pedro da Cova (Gondomar), tem lecionado as disciplinas de Biologia e Geologia e Ciências Naturais e assegurou diversos cargos e a coordenação de projetos. É professora formadora nas áreas A36 Geologia e C05 Didáticas Específicas (Ciências), com estatuto reconhecido pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua. É autora de publicações nas áreas da geologia e da didática do ensino das ciências.

José Janela

Licenciado em Biologia – Ramo de Formação Educacional, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Mestre em Cidadania Ambiental e Participação, Universidade Aberta. Professor de Biologia e Geologia no Agrupamento de Escolas José Régio, Portalegre.

Docente destacado para a coordenação de projetos de educação ambiental na Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza. Membro da Direção do Núcleo Regional de Portalegre da Quercus. Coordenador do Programa Eco-Escolas na Escola Básica José Régio de 2017 a 2020. Formador de professores.

Membro do Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável (CNADS).

 

Carla Pacheco

O gosto pela ciência, ambiente, comunicação e ensino conduziu à Licenciatura em Ensino de Biologia e Geologia e posteriormente ao mestrado em Ciências da Terra e da Vida, com a elaboração de tese sobre a ecologia de um lacertídeo endémico da Ilha da Madeira.
Lecionou ao 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário, em várias escolas de Portugal Continental e Região Autónoma da Madeira.
Exerceu funções como comunicadora de ciência e dinamizadora de atividades científico-pedagógicas, em regime de mobilidade, para toda a comunidade escolar e público em geral, durante 5 anos, no Centro Ciência Viva de Estremoz.
Atualmente, encontra-se em mobilidade estatutária pela Agência Portuguesa de Ambiente, na Organização Não Governamental de Ambiente (ONGA) GEOTA – Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente, para o desenvolvimento de programas e projetos de educação ambiental para a sustentabilidade (EAS) e cidadania participativa, como o Coastwatch Portugal e o Centro Ecológico Educativo do Paul de Tornada Professor João Evangelista, direcionadas a toda a comunidade educativa e público em geral, que permitem a difusão de práticas inovadoras de educação e sensibilização ambiental para a sustentabilidade
numa perspetiva interdisciplinar e em contato com a Natureza; promovem as Aprendizagens Essenciais dos vários ciclos que visam facilitar o desenvolvimento das áreas de competências inscritas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória; privilegiam os Eixos Temáticos da Estratégia Nacional para a Educação Ambiental (ENEA 2020); contribuem para a prossecução dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 e estão devidamente articuladas com a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (ENEC) e com o Referencial de Educação Ambiental para a Sustentabilidade.


Jorge Fernandes

Licenciado em Ensino da Geologia pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Concluiu em 2008, o Mestrado pré- Bolonha em Ciências da Educação – especialidade de Educação para o Desenvolvimento pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa com a dissertação: Educação Ambiental – Representações dos jovens e professores face ao Ambiente.
Concluiu o Curso de Agentes Dinamizadores de Tecnologias Ambientais em 1988 –com 600 horas de formação com elaboração de um projeto sobre elaboração de áreas prioritárias de investigação em Ambiente pelo GEOTA,
Professor do grupo 520 – Biologia-Geologia, desde 1984, do quadro da Escola Profissional de Ciências Geográficas, atualmente destacado ao abrigo das tutelas do ambiente e educação, na LPN – Liga para a Proteção da Natureza. Esteve anteriormente destacado e posteriormente requisitado na Câmara Municipal de Loures, no Centro de Recursos e Apoio Pedagógico entre 1998 a 2001 onde coordenou os projetos de Educação para a Cidadania do Concelho de Odivelas e Loures.
Leciona várias ações de formação contínua de docentes na área de Educação Ambiental e Ciências do Ambiente desde 1998 em vários Centros de Formação Contínua de Associação de Escolas e Centros de Formação Profissional das regiões Norte do País e Lisboa Vale do Tejo exercendo a atualmente a coordenação das ações de formação contínua de professores do Centro de Formação Ambiental da LPN. Participação como orador, moderador e organizador em vários Cursos, seminários, workshops e dinamizador de palestras sobre Educação Ambiental.
E-mail: jorge.fernandes@lpn.pt

Joaquim Pinto

Licenciado em Educação do Ensino Básico pela Universidade de Aveiro, equiparação a Licenciado em Pedagogia pela Universidade de Santiago de Compostela (USC); Diploma de Estudos Avançados obtido na USC (equivalência mestrado) no âmbito do Programa Interuniversitário de Doutoramento em Educação Ambiental, com frequência na etapa final da tese de doutoramento.
Professor em mobilidade ao abrigo do protocolo entre o Ministério da Educação e Ministério do Ambiente entre 1996 e 2003 e 2011-2023, na coordenação de projectos de Educação Ambiental articulados entre a ASPEA, a Agência Portuguesa do Ambiente e Direção Geral da Educação, encontrando-se com equiparação a bolseiro pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) entre 2008 e 2011.
Membro da direcção nacional da Associação Portuguesa de Educação Ambiental (1993 – 2006) e Coordenador Regional da Delegação de Aveiro no mesmo período. É presidente da Direção da ASPEA desde maio de 2013.
Foi membro da Comissão de Educação e Comunicação da UICN; membro do Conselho Editorial Internacional da Revista TÓPICOS em Educação Ambiental; membro da Sociedade Ibero-americana de Pedagogia Social.
Presidente da Associação Internacional de Investigadores em Educação Ambiental (NEREA Investiga) de 2006 a 2013;
Foi investigador do Centro de Estudos Africanos – Projecto FCT “PTDC/69094/2006”; Investigador colaborador no Grupo de investigación Pedagoxía Social e Educación Ambiental da USC. Integrou a comissão organizadora e científica de várias jornadas, conferências e congressos de Educação Ambiental de âmbito nacional e internacional, e onde apresentou várias comunicações. Tem publicados vários artigos em revistas e jornais no âmbito de projectos e investigações que desenvolveu.
Orientou estágios nas áreas da Educação Ambiental, do Turismo Ambiental e de Técnicos de Gestão Associativa. Ministrou formação de professores e de grupos juvenis e participou em várias comissões e grupos de trabalho no âmbito da Educação Ambiental, Participação Social, Turismo e Diversidade Cultural.


Paula Banza

Paula Banza é professora de Biologia e Geologia, Mestre em Biologia da Conservação pela Universidade de Évora, onde obteve também o Grau de Doutoramento com a tese Post-fire regeneration of pollination processes: an ecological network approach.

Paralelamente à sua atividade profissional como professora, realizou trabalho de voluntariado com a Associação A Rocha, onde tem participado nos vários projetos de Educação Ambiental com as escolas da região.

É Formadora no Centro de Formação de Professores Dr. Rui Grácio em Lagos desde 2012, tendo sido responsável por várias ações de formação relacionadas com estudo dos seres vivos e habitats no contexto da Educação Ambiental.

O Projeto “A Biodiversidade da Minha Escola” é desenvolvido em parceria :