A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2022/23 – Desafio Professores

Colégio Casa - Mãe (Paredes)

Tema da Aula:
Investigação, identificação e erradicação das lagartas-processionárias

Introdução:
a) Pesquisa / investigação do ciclo de vida e de métodos de erradicação das lagartas-processionárias;
b) Identificação, localização e marcação dos pinheiros com ninhos de lagartas-processionárias;
c) Colocação de armadilhas para as lagartas-processionárias.
d) Divulgação dos resultados através de cartazes com fotos e informação detalhada.

Ano de Escolaridade:
A idade do grupo-alvo será entre os 6 e os 12 anos.

Objetivos, conhecimentos e competências a atingir na aula:
O principal objetivo será o conhecimento e controlo desta praga fitossanitária, enquanto os conhecimentos e competências serão conhecer e reconhecer o modo como as modificações ambientais (desflorestação, incêndios, pragas…) provocam desequilíbrios nos ecossistemas e influenciam a vida dos seres vivos (morte de plantas e migração de animais).

Duração da aula:
Como este Plano de Aula está segmentado em quatro fases (ver Ponto 2 – Introdução), serão necessários quatro blocos de 45 minutos para dinamizar as diferentes atividades (duração total: 180 minutos)

Plano de Aula completo:

Registo Fotográfico da concretização do plano de aula: