A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2022/23 – Desafio Professores

Escola Básica Quinta do Vieira (Matosinhos)

Tema da Aula:
Insetos do Género Phyllium (bicho-folha)

Introdução:
Exploração do modo de vida dos insetos do género Phyllium (bicho-folha), com especial destaque para as suas competências no referente à camuflagem (características físicas e deslocação) e alimentação, analisando também o modo como esta espécie se insere nos ecossistemas a que pertence e como é afetada pela poluição ambiental.

Ano de Escolaridade:
2.º Ano / 3.º Ano (7 a 9 anos)

Objetivos, conhecimentos e competências a atingir na aula:
Conteúdos:
- Ecossistemas
- Cadeias alimentares
- Camuflagem
- Efeitos da poluição atmosférica nos insetos herbívoros
Objetivos, conhecimentos e competências:
- Compreender que os seres vivos dependem uns dos outros, nomeadamente através de relações alimentares, e do meio físico, reconhecendo a importância da preservação da Natureza.
- Reconhecer o modo como as modificações ambientais (desflorestação, incêndios, assoreamento, poluição) provocam desequilíbrios nos ecossistemas e influenciam a vida dos seres vivos (sobrevivência, morte e migração) e da sociedade.
- Reconhecer a necessidade de adotar medidas de proteção de todas as espécies.
- Saber colocar questões, levantar hipóteses, fazer inferências, comprovar resultados e saber comunicá-los, reconhecendo como se constrói o conhecimento.

Duração da aula:

Plano de Aula completo:

Registo Fotográfico da concretização do plano de aula: