A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2022/23 – Desafio Professores

Casa do Povo de Vialonga (Vila Franca de Xira)

Tema da Aula:
A renovação do canteiro das plantas aromáticas

Introdução:
Pretendemos que a aula se enquadre nos objetivos definidos nas OCEPE, na área do Conhecimento do Mundo Natural, promovendo competências transversais às diferentes áreas curriculares. Além de alimentar a curiosidade natural da criança, pretendemos sensibilizar para a utilização da ervas aromáticas pelo seu valor nutricional e pela importância da sua utilização para dar sabor à comida evitando o uso do sal e ajudar a cuidar da saúde.
Iniciamos a aula a dar as boas vindas à primavera e a observar as diferentes plantas existentes na horta: hortelã, salsa, manjericão, cebolinho, poejos, tomilho, coentros.
Observando as diferentes as plantas, encontrarão algumas diferenças e semelhanças entre elas, nomeadamente o cheiro, o tamanho e forma das folhas. Identificando as partes constituintes da planta, aprenderão para que servem a raiz, o caule e as folhas.
Cada grupinho de 4 crianças escolherá uma das plantas e, com um adulto, plantarão e farão o registo fotográfico da atividade.
No final da aula cantar-se-á uma canção de gestos sobre a primavera.
Na sala farão o registo gráfico da atividade e a legenda da planta que colocaram no canteiro.
As crianças mais velhas terão acesso a foto e informações sobre a planta que escolheram (pesquiza anteriormente feita pelo adulto) impressa em folha A4 com mica e, com ajuda do adulto escreverão o nome da sua planta na folha de desenho. Terão oportunidade de observar, com uma lupa, um exemplar da planta escolhida, que depois será prensada junto ao seu desenho.
Depois de prensada haverá nova atividade complementar, para cada criança observar e descrever o que aconteceu ao seu trabalho prensado, recordar as curiosidades que aprendeu sobre a planta que desenhou e criar um painel coletivo para exposição eco-escola.

Ano de Escolaridade:
será adequada em termos de tempo, linguagem e número de plantas observadas de acordo com os grupos de 2,3,4 e 5 anos

Objetivos, conhecimentos e competências a atingir na aula:
Sentir prazer em mexer na terra e nas plantas, saboreando o seu aroma e explorando sensações táteis;
Aumentar vocabulário relacionado com o conhecimento do mundo natural, nomeando o nome de plantas, material de jardinagem;
Conhecer as partes constituintes de uma planta;
Reconhecer a importância das plantas para a alimentação humana;
Expressar-se de forma criativa, autónoma a nível gráfico e através do canto;
Fomentar o consumo de verduras.

Duração da aula:
30/40 minutos

Plano de Aula completo:

Registo Fotográfico da concretização do plano de aula: