A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2022/23 – Desafio Professores

Escola Básica Integrada de Santa Cruz da Trapa (São Pedro do Sul)

Tema da Aula:
A importância da floresta e a desflorestação enquanto risco misto da biosfera.

Introdução:
A aula inicia-se com a escrita do sumário. De seguida, a professora lança uma questão chave que deverá ser respondida pelos alunos no final da aula: Em que consiste a desflorestação?
Ao longo da aula, com a ajuda das imagens/gráficos do manual escolar, infografias um PowerPoint, os alunos tomam conhecimento de vários conteúdos: as funções das florestas, as causas e consequências da desflorestação, compreensão da desflorestação como um dos riscos mistos da biosfera. Após cada um dos assuntos tratados, os alunos respondem a exercícios interativos de consolidação, sendo feita de imediato a correção dos mesmos.
A aula termina com a resposta dada pelos alunos, de forma colaborativa, à questão colocada no início da aula.

Ano de Escolaridade:
9.º ano - 14 a 16 anos

Objetivos, conhecimentos e competências a atingir na aula:
Identificar a interferência do Homem no sistema Terra-Ar - Água (poluição atmosférica, smog, chuvas ácidas, efeito de estufa, rarefação da camada do ozono, desflorestação, poluição da hidrosfera, degradação do solo, desertificação).

Duração da aula:

Plano de Aula completo:

Registo Fotográfico da concretização do plano de aula: