A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2022/23 – Desafio Professores

Escola Secundária Dr. Solano de Abreu (Abrantes)

Tema da Aula:
Identificar e caraterizar espécies da flora, fauna e alguns líquenes presentes no pátio da Escola.

Introdução:
O trabalho terá início com uma AULA DE CAMPO para recolha de exemplares de populações de seres vivos presentes no pátio da Escola. Estes são fotografados e identificados, in loco, com recurso a aplicações de telemóvel e guias de campo.
Na aula seguinte os alunos, orientados pela professora, farão um trabalho de pesquisa , recorrendo a bibliografia e internet. Os alunos caraterizarão cada espécie, tendo em conta os seguintes aspetos:
- Nome científico; origem da espécie (exótica; autóctone ou invasora);
- Caraterísticas morfológicas;
- Posição nas cadeias tróficas/ nicho ecológico;
- Estatuto da espécie - se está ou não em perigo de extinção.
Com base na pesquisa realizada, os alunos reunidos em grupo, preencherão as fichas de identificação dos seres vivos. Na aula seguinte cada grupo apresentará à turma o trabalho realizado.
No final, os alunos preencherão o caderno de campo com a descrição das espécies estudadas. A ilustração do caderno de campo ficará a cargo da turma de artes do 10º ano, à qual pediremos parceria.

Ano de Escolaridade:

Objetivos, conhecimentos e competências a atingir na aula:
A aula pretende a aquisição das seguintes APRENDIZAGENS ESSENCIAIS, constantes no Programa de Biologia e Geologia, do 10º ano:
- Relacionar a diversidade biológica com intervenções antrópicas que podem interferir na dinâmica dos ecossistemas (interações bióticas/ abióticas, extinção e conservação de espécies).
- Sistematizar conhecimentos de hierarquia biológica (comunidade, população, organismo, sistemas e órgãos) e estrutura dos ecossistemas (produtores, consumidores, decompositores) com base em dados recolhidos em suportes/ambientes diversificados (bibliografia, vídeos, jardins, parques naturais, museus).

Duração da aula:
4 tempos letivos

Plano de Aula completo:

Registo Fotográfico da concretização do plano de aula: