A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2022/23 – Desafio Professores

Colégio do Sagrado Coração de Maria (Ourém)

Tema da Aula:
Aplicar os conhecimentos adquiridos nas aulas de Ciências Naturais relacionados com a biodiversidade de espaço exterior

Introdução:
Aproveitando os conteúdos da disciplina de Ciências Naturais de 5.º e de 6.º anos de escolaridade (Diversidade de seres vivos e suas interações com o meio – 5.º ano; Transmissão de vida: reprodução nas plantas – 6.º ano), os alunos foram desafiados a procurar no espaço exterior do recinto escolar o que aprenderam durante as aulas. Posteriormente, e após a partilha das suas fotografias, os alunos ilustraram algumas das espécies observadas. Após este trabalho, procedeu-se à sua identificação e à recolha de alguns dados e curiosidades.

Ano de Escolaridade:
5.º e 6.º anos de escolaridade, com alunos entre os 11 e 12 anos de idade.

Objetivos, conhecimentos e competências a atingir na aula:
Aplicar conhecimentos adquiridos em sala de aula – Aprender a observar e a respeitar a Natureza – Desenvolver a capacidade de trabalhar em equipa – Utilizar a fotografia como metodologia facilitadora da aquisição de aprendizagens.

Duração da aula:
A atividade decorreu durante 3 tempos letivos de 60 minutos cada.

Plano de Aula completo:

Registo Fotográfico da concretização do plano de aula: