A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2022/23 – Desafio Professores

Escola Básica Engº Fernando Pinto de Oliveira (Matosinhos)

Tema da Aula:
O foco da aula foi os alunos tomarem consciência da biodiversidade que pode existir num jardim, recorrendo-se ao jardim da escola.

Introdução:
Foi explicado aos alunos que o domínio a desenvolver seria “Desenvolvimento sustentável” onde se poderia estudar a biodiversidade de um ecossistema, nomeadamente, a biodiversidade no jardim da nossa escola.
Para tal, poderíamos aproveitar o trabalho desenvolvido pelos alunos do Clube que tinham feito a recolha das amostras de plantas e que as tinham colocado numa prensa, fazendo a identificação das plantas (nome comum e nome científico). Portanto, as plantas já estariam secas e poderíamos construir um herbário em folhas de papel vegetal. Os alunos mostraram-se curiosos e demonstraram empenho na realização do mesmo.

Ano de Escolaridade:
Ano de escolaridade: 7º ano; Idade do público-alvo: 12-13 anos

Objetivos, conhecimentos e competências a atingir na aula:
O objetivo principal é conhecer a biodiversidade do jardim da nossa escola, ao nível da flora.
Como conhecimentos pretende-se que os alunos adquiram conhecimentos sobre a identificação das plantas do jardim, tomando conhecimento que cada planta tem um nome comum e um nome científico, assim como as suas características.
Como competências pretende-se que os alunos aprendam a fazer um herbário, com todas as plantas existentes no jardim da escola e compreendam a importância da biodiversidade.

Duração da aula:
No Clube foram utilizadas 6 aulas de 45 minutos. Foram utilizadas 4 aulas de 45 minutos em Cidadania e Desenvolvimento com a turma 7ºG.

Plano de Aula completo:

Registo Fotográfico da concretização do plano de aula: