A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2022/23 – Desafio Professores

Abrantes ( 1 trabalho )



Escola Secundária Dr. Solano de Abreu (Abrantes)

Identificar e caraterizar espécies da flora, fauna e alguns líquenes presentes no pátio da Escola.
O trabalho terá início com uma AULA DE CAMPO para recolha de exemplares de populações de seres vivos presentes no pátio da Escola. Estes são fotografados e identificados, in loco, com recurso a aplicações de telemóvel e guias de campo. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Alter do Chão ( 1 trabalho )



Escola Padre José Agostinho Rodrigues (Alter do Chão)

Observação de seres vivos presentes nos espaços exteriores da escola
Os alunos terão uma introdução acerca da identificação de espécies, será facultada bibliografia para consultar e apps disponíveis para o efeito. Após a identificação e a recolha de fotografias pelos alunos serão divulgadas para a comunidade escolar através de um […]

Ver a página do trabalho aqui.

Ansião ( 1 trabalho )



Escola Básica e Secundária Dr. Pascoal José de Mello (Ansião)

Biodiversidade da Serra de Sicó
De forma a abordar domínio “Biodiversidade”, da disciplina de Biologia e Geologia do 10º ano, os alunos são desafiados a realizar um trabalho de investigação em grupo. Seguindo o modelo híbrido de rotação, rotação por estações, os alunos percorreram 3 […]

Ver a página do trabalho aqui.

Aveiro ( 1 trabalho )



Centro Educativo de Verdemilho (Aveiro)

Á descoberta da biodiversidade da minha escola
Que tipos de animais no solo, no exterior da escola e na nossa cidade de Aveiro. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Braga ( 1 trabalho )



Escola EB 2,3 André Soares (Braga)

Construção de um refúgio para os Bicho-da.conta
Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre a importância dos abrigos naturais para os animais, explorando os fatores abióticos e bióticos dos habitats do bicho-da-conta (Armadillidium vulgare) . O bicho-da-conta desempenha um papel fundamental na biodiversidade e nos ecossistemas onde […]

Ver a página do trabalho aqui.

Câmara de Lobos ( 2 trabalhos )



Escola EB/S Dr. Luís Maurílio da Silva Dantas (Câmara de Lobos)

Diversidade na Biosfera
Os alunos, divididos em grupos, irão analisar a biodiversidade do jardim da escola. […]

Ver a página do trabalho aqui.




Fundação Dona Jacinta de Ornelas Pereira (Câmara de Lobos)

As abelha
A aula consiste em aprofundar o tema das abelhas. Conhecer as sua casa, o que colhem das flores e quem colhe o mel da colmeia […]

Ver a página do trabalho aqui.

Coimbra ( 1 trabalho )



1.º Jardim - Escola João de Deus de Coimbra (Coimbra)

A Biodiversidade no recreio do Jardim-Escola
Na sequência da exploração da temática da Biodiversidade, no âmbito da disciplina de Estudo do Meio, os alunos são desafiados a realizar um trabalho de investigação em grupo. A atividade consiste na observação, recolha e fotografia de várias espécies da […]

Ver a página do trabalho aqui.

Estarreja ( 1 trabalho )



Escola Secundária de Estarreja (Estarreja)

Estudo da diversidade da escola.
O Projeto “Biodiversidade da minha escola” foi articulado com a disciplina de Biologia e Geologia, Domínio: Biodiversidade (10º ano). Os alunos trabalharam seguindo as orientações dadas pela professora Graça Rodrigues e por um guião de trabalho. Realizaram um conjunto de […]

Ver a página do trabalho aqui.

Funchal ( 1 trabalho )



Escola Secundária Jaime Moniz (Funchal)

Utilização da Realidade Aumentada para o estudo da biodiversidade distante [noutras localidades]
A realidade aumentada é utilizada de muitas formas nas áreas do ensino, design de produtos, ações de marketing e suporte em plantas industriais, entre outros. A realidade aumentada altera o mundo real do usuário, enquanto a substitui completamente o mundo […]

Ver a página do trabalho aqui.

Gondomar ( 1 trabalho )



Escola Básica de São Pedro da Cova (Gondomar)

Biodiversidade preservação e conservação. O impacte das espécies exóticas/invasoras na biodiversidade do jardim da escola
No início do 2º período foi lançado o desafio às turmas de 8º ano para participarem no projecto «Á descoberta da biodiversidade na escola». Os alunos aderiram com muita motivação, interesse e empenho. Eles elaboraram, em grupo, uma planificação e […]

Ver a página do trabalho aqui.

Guimarães ( 1 trabalho )



Escola Básica de Infantas (Guimarães)

Observação da Natureza
A proposta é um convite para que as crianças observem e apreciem elementos naturais, fazendo registos fotográficos deles, para serem explorados na produção de desenhos de observação. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Lisboa ( 2 trabalhos )



Centro de Educação e Desenvolvimento D.Maria Pia (Lisboa)

Identificar diferentes espécies de fauna e flora do espaço escolar.
O plano de aula/projeto é desenvolvido do âmbito da educação especial Pretende-se com este projeto que a aluna observe e explore o espaço exterior da escola de modo a localizar e fotografar as espécies existentes. Após esta exploração a aluna […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola Básica Quinta de Marrocos (Lisboa)

Visita ao espaço exterior, do interior da escola
A aula teve como objetivo explicar como os alunos deveriam desenvolver a actividade "a biodiversidade da minha escola" consistindo a mesma em identificar algumas plantas existentes no espaço escolar. Esta actividade foi desenvolvida em conjunto pelas professoras de Ciências Naturais […]

Ver a página do trabalho aqui.

Loures ( 1 trabalho )



Escola EB1/JI de Santo António dos Cavaleiros (Loures)

Biodiversidade na Minha Escola – Identificar e analisar a fauna e a flora da escola
O trabalho será dividido em três partes: A primeira parte consiste numa aula de campo, com observação direta da fauna e flora, no espaço escolar. Com recurso à ferramenta “Google Lens”, procuraremos identificar as diferentes espécies. Será registada fotograficamente a […]

Ver a página do trabalho aqui.

Mafra ( 1 trabalho )



Escola Básica e Secundária António Bento Franco (Ericeira) (Mafra)

“A biodiversidade nas poças de maré”- saída de campo à praia do Matadouro.
A Escola Básica e Secundária António Bento Franco fica na Ericeira, vila conhecida pelas suas praias rochosas, consideradas das melhores a nível europeu para a prática de surf. Nestas praias rochosas, quando a maré desce, ficam a descobertas poças entre […]

Ver a página do trabalho aqui.

Matosinhos ( 2 trabalhos )



Escola Básica Engº Fernando Pinto de Oliveira (Matosinhos)

O foco da aula foi os alunos tomarem consciência da biodiversidade que pode existir num jardim, recorrendo-se ao jardim da escola.
Foi explicado aos alunos que o domínio a desenvolver seria “Desenvolvimento sustentável” onde se poderia estudar a biodiversidade de um ecossistema, nomeadamente, a biodiversidade no jardim da nossa escola. Para tal, poderíamos aproveitar o trabalho desenvolvido pelos alunos do Clube […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola Básica Quinta do Vieira (Matosinhos)

Insetos do Género Phyllium (bicho-folha)
Exploração do modo de vida dos insetos do género Phyllium (bicho-folha), com especial destaque para as suas competências no referente à camuflagem (características físicas e deslocação) e alimentação, analisando também o modo como esta espécie se insere nos ecossistemas a […]

Ver a página do trabalho aqui.

Odivelas ( 1 trabalho )



Escola EB1/JI de Veiga Ferreira (Odivelas)

A Biodiversidade existente na Escola.
Quais os seres vivos que podemos encontrar na Biodiversidade da nossa escola? A atividade de projeto está centrada em atividades que promovem a curiosidade, observação e investigação do espaço circundante através do trabalho de campo. A atividade promove diversas aprendizagens […]

Ver a página do trabalho aqui.

Oeiras ( 1 trabalho )



Escola EBI/JI Sophia de Mello Breyner (Oeiras)

Caracterização do Eco-sistema envolvente da escola
A atividade surge na sequência da abordagem da Aprendizagem Essencial “caracterizar um ecossistema na zona envolvente da escola (níveis de organização biológica, biodiversidade) a partir de dados recolhidos na campo” consistiu em várias Saída de Campo com registo fotográfico das […]

Ver a página do trabalho aqui.

Ourém ( 1 trabalho )



Colégio do Sagrado Coração de Maria (Ourém)

Aplicar os conhecimentos adquiridos nas aulas de Ciências Naturais relacionados com a biodiversidade de espaço exterior
Aproveitando os conteúdos da disciplina de Ciências Naturais de 5.º e de 6.º anos de escolaridade (Diversidade de seres vivos e suas interações com o meio – 5.º ano; Transmissão de vida: reprodução nas plantas – 6.º ano), os alunos […]

Ver a página do trabalho aqui.

Paredes ( 1 trabalho )



Colégio Casa - Mãe (Paredes)

Investigação, identificação e erradicação das lagartas-processionárias
a) Pesquisa / investigação do ciclo de vida e de métodos de erradicação das lagartas-processionárias; b) Identificação, localização e marcação dos pinheiros com ninhos de lagartas-processionárias; c) Colocação de armadilhas para as lagartas-processionárias. d) Divulgação dos resultados através de cartazes […]

Ver a página do trabalho aqui.

Porto ( 1 trabalho )



Escola Secundária Aurélia de Sousa (Porto)

Biodiversidade e relações bióticas.
- Num momento inicial, cada um dos grupos (3 a 4 elementos) deverá fazer o reconhecimento do espaço onde será dinamizada a actividade, registando aspectos que considera importantes no âmbito da biodiversidade (5 minutos). - Após esta primeira abordagem, os […]

Ver a página do trabalho aqui.

Redondo ( 1 trabalho )



Escola Básica e Secundária Dr. Hernâni Cidade (Redondo)

Identificar e classificar alguns exemplares da biodiversidade da minha escola
O Desafio “Biodiversidade da minha escola” foi articulado com a disciplina de Ciências Naturais (7.ºano) e Biologia (11.ºano) do Curso Profissional de Agropecuária. No âmbito do Domínio: A Terra e a sustentabilidade (7.º Ano) e o Módulo 6: Evolução e […]

Ver a página do trabalho aqui.

Santo Tirso ( 1 trabalho )



Escola Secundária D. Dinis (Santo Tirso)

A Biodiversidade da Minha Escola.
O professor pode utilizar as aulas de campo como uma ferramenta de ensino para proporcionar melhores resultados na aprendizagem dos alunos, pois além da aprendizagem dos conteúdos na prática, possibilita a formação de indivíduos mais críticos e conscientes. A aula […]

Ver a página do trabalho aqui.

São Pedro do Sul ( 1 trabalho )



Escola Básica Integrada de Santa Cruz da Trapa (São Pedro do Sul)

A importância da floresta e a desflorestação enquanto risco misto da biosfera.
A aula inicia-se com a escrita do sumário. De seguida, a professora lança uma questão chave que deverá ser respondida pelos alunos no final da aula: Em que consiste a desflorestação? Ao longo da aula, com a ajuda das imagens/gráficos […]

Ver a página do trabalho aqui.

Sobral de Monte Agraço ( 1 trabalho )



Escola Básica e Secundária Joaquim Inácio da Cruz Sobral (Sobral de Monte Agraço)

Dinâmica dos Ecossistemas
O conhecimento da estrutura do ecossistema local (concelho de Sobral de Monte agraço), implicou a identificação da sua biodiversidade bem como a observação de algumas relações estabelecidas entre o meio biótico e abiótico. A reflexão e partilha do observado foi […]

Ver a página do trabalho aqui.

Vila Franca de Xira ( 1 trabalho )



Casa do Povo de Vialonga (Vila Franca de Xira)

A renovação do canteiro das plantas aromáticas
Pretendemos que a aula se enquadre nos objetivos definidos nas OCEPE, na área do Conhecimento do Mundo Natural, promovendo competências transversais às diferentes áreas curriculares. Além de alimentar a curiosidade natural da criança, pretendemos sensibilizar para a utilização da ervas […]

Ver a página do trabalho aqui.

Vila Nova de Gaia ( 1 trabalho )



Escola Secundária Almeida Garrett (Vila Nova de Gaia)

Biodiversidade da ESAG
Os alunos analisam um vídeo sobre a importância da Biodiversidade. Posteriormente fazem uma visita à escola elaboram perguntas para um Forms, em Português e depois traduzem em Inglês sobre a Biodiversidade da ESAG. Podem tirar fotos durante a aula. Os […]

Ver a página do trabalho aqui.

Viseu ( 1 trabalho )



Escola Básica Infante D. Henrique (Viseu)

Biodiversidade: as plantas da nossa escola
Utilização de Google Earth (localização da escola e de árvores nas imediações) e do site Mapa de Árvores Urbanas de Viseu (identificação de plantas da cidade) como preparação inicial. Saída de Campo com registo fotográfico das plantas do recinto escolar […]

Ver a página do trabalho aqui.