A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2022/23 – Desafio Alunos

Escola Pátio da Inês (Marinha Grande)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Ano de Escolaridade:
1.º e 2.º anos

N.º de Participantes:

Páginas do Caderno de Campo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
Esta atividade foi desenvolvida com os alunos do 1.º e 2.º anos de escolaridade, por se enquadrar mais no currículo destes anos. Cada turma fez um levantamento sobre os seres vivos existentes no nosso espaço escolar. Depois de listados os seres vivos, cada turma escolheu três, através de votação, sendo o mais votado o eleito.
As turmas estipularam o horário e o local para fazerem os registos e as pesquisas. Todas as turmas quiseram ir para a rua tirar fotografias aos seres vivos escolhidos. As pesquisas foram feitas na biblioteca da nossa escola e nas salas, tendo sido realizada em pequenos grupos. As crianças pesquisaram em computadores e em livros (enciclopédias). Depois das pesquisas feitas foram então criados os registos num caderno. Foi feita uma capa e depois os alunos da turma do 2 ano à vez foram realizando os registos, tendo sido eleitas duas crianças para escrever toda a informação, de forma a ficar mais legível. A turma do 1.º ano ficou encarregue de fazer os desenhos de cada ser vivo.

Envolvimento dos alunos:
Esta atividade foi desenvolvida com os alunos do 1.º e 2.º anos de escolaridade, contando com a participação de cerca de 32 alunos. Estes foram envolvidos em todas as fases deste projeto, desde a listagem e identificação dos seres vivos presentes no ambiente da nossa escola, à saída para o espaço exterior para a recolha de fotografias. Foi utilizada a aplicação iNaturalist para nos ajudar na identificação de cada espécie. Foram as crianças que pesquisaram a informação, quer em livros, quer em computadores, com a ajuda de um adulto, para orientar a pesquisa e ajudar a selecionar a informação mais relevante. A utilização da aplicação iNaturalist foi bastante útil para sabermos o nome vulgar e o nome científico de cada ser vivo. Foram também as crianças que escreveram toda a informação, maioritariamente as do 2.º ano, sendo sido também as crianças a fazerem as respetivas ilustrações de cada ser vivo.

Enquadramento curricular e extracurricular:
Nesta proposta/projeto foi possível interligar várias áreas de conteúdo e ainda vários conteúdos dentro de uma mesma área. Foi possível as crianças mobilizarem conhecimentos sobre os seres vivos, sobre a distinção entre plantas e animais, sobre animais domésticos e sobre animais selvagens, sobre plantas espontâneas e cultivadas, sobre as diferentes fases de desenvolvimento das plantas, mas também dos seres vivos. Foi possível articular com a área de conteúdo de Português, com as pesquisas, seleção de informação, onde as crianças tiveram de recorrer à interpretação, seleção e síntese, para fazer um resumo sobre cada ser vivo. Foi possível articular também as TIC's e fazer as crianças perceberem que podemos aprender com as tecnologias, também de uma forma lúdica. Também podemos dizer que foi possível articular com a área da Cidadania e Desenvolvimento e com a Educação para a Sustentabilidade e Educação Ambiental, promovendo comportamentos responsáveis sobre o nosso ambiente e sobre os seres vivos. A matemática também esteve associada na medida em que as crianças tiveram de criar grupos e tiveram de fazer um horário e dividir o tempo entre as diferentes pesquisas e os diferentes pares e recursos.
Este projeto é bastante interessante, sendo possível criar um momento interdisciplinar, contextualizado e significativo para as crianças.

Divulgação:
A divulgação foi feita através da Newsletter que a nossa escola cria todos os meses, onde foi referido o objetivo deste projeto, as fases e o resultado final. Foi também criada uma mensagem a transpor toda essa informação na nossa aplicação do ChildDiary.