A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2022/23 – Desafio Alunos

Escola EB 2,3 Padre Francisco Soares (Torres Vedras)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:
8º ano - 3 turmas

N.º de Participantes:

Páginas do Caderno de Campo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
O projeto começou por ser apresentado aos alunos como uma proposta de enriquecimento curricular no âmbito da disciplina de Ciências Naturais, na temática “Ecossistemas”. Face ao entusiamo manifestado pelos discentes, foi elaborado um guião com as várias etapas/diretrizes do projeto a desenvolver.
Após uma discussão inicial acerca do projeto, procedeu-se à instalação e experimentação da respetiva aplicação digital. Os alunos ficaram muito entusiasmados, o que facilitou a execução da etapa seguinte que consistiu em observar, identificar e fotografar seres vivos existentes no jardim da escola.
Posteriormente, os alunos, em sala de aula, pesquisaram acerca das características dos seres vivos observados, recorrendo à aplicação, bem como a outras fontes de informação.
De forma a potenciar a literacia digital, científica e a comunicação, foi proposto aos alunos a elaboração de um recurso digital com as fotografias dos seres vivos observados por cada grupo de trabalho, as informações pesquisadas acerca dos mesmos, assim como as respetivas ilustrações. Estes recursos serviram de base à apresentação dos trabalhos elaborados por cada grupo à respetiva turma, bem como à comunidade escolar durante a atividade “Semana do Ambiente”.

Envolvimento dos alunos:
Foram envolvidos 63 alunos, de 3 turmas do 8º ano de escolaridade. Os alunos foram organizados em grupos de trabalho de 4 elementos, tendo as atividades decorrido durante as aulas de Ciências Naturais. Numa fase inicial o projeto foi apresentado aos alunos e foram solicitadas opiniões sobre a mais valia do projeto para a aprendizagem de cada um. Os alunos organizaram-se em grupos de trabalho e distribuíram as tarefas entre eles.
Foram disponibilizados 100 minutos para a observação in loco de seres vivos existentes no jardim da escola, 150 minutos para a concretização das restantes tarefas e 100 minutos para a comunicação dos trabalhos finais à turma.

Enquadramento curricular e extracurricular:
Ecossistemas - Ciências Naturais, 8ºano
Projeto Eco-escolas (Semana do Ambiente)

Divulgação:
Divulgação à turma através da comunicação do trabalho final;
Divulgação à comunidade escolar no âmbito da “Semana do Ambiente”.