A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2022/23 – Desafio Alunos

Escola Secundária Manuel Cargaleiro (Seixal)

Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior

Ano de Escolaridade:
11.º ano

N.º de Participantes:

Páginas do Caderno de Campo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
O trabalho foi planificado pelos professores da disciplina de Biologia e Geologia (BG) do 11.º ano e apresentado em aula aos alunos. Foi também apresentado aos alunos do Clube de Ciência Viva na Escola – Cargaleiro tem Ciência,
O guião do trabalho foi colocado na classroom das 3 turmas de 11.º ano que têm BG e foi solicitado aos alunos que colocassem nos telemóveis a aplicação iNaturalist.
Foi implementado em horário letivo com visita ao jardim e realização dos desenhos e pesquisas em aula, para os alunos das turmas de 11.º ano.
Os alunos do Clube de Ciência Viva na Escola – Cargaleiro tem Ciência, no horário do clube foram também visitar o jardim, e elaboraram um pequeno mapa onde foram colocadas algumas plantas identificadas. Estes alunos realizaram uma visita guiada a alguns alunos do projeto Erasmus “SUCCESS FOR EVERY CHILD in the virtual world and inclusion in the real world”.
Atualmente no Clube estão a ser gravadas placas de madeira que irão identificar as espécies.
Este é um trabalho iniciado, mas não terminado, terá continuação no próximo ano letivo.

Envolvimento dos alunos:
Foram envolvidos todos os alunos de 11.º ano que frequentam a disciplina de Biologia e Geologia – 3 turmas – 76 alunos. Participaram ainda 10 alunos do Clube e 27 alunos do projeto Erasmus de várias turmas do 7.º ao 10.º ano
Foi apresentado em aula o guião do trabalho. Os alunos colocaram nos seus telemóveis a aplicação iNaturalist e foram para o jardim procurar as suas espécies de interesse. Os alunos tiraram fotos, identificaram as espécies com a ajuda da aplicação e depois vieram para a sala para desenhar as espécies e procurar informações sobre as mesmas.
Foram elaborados posters com as espécies escolhidas, identificadas, desenhadas e exploradas pelos alunos.
Os alunos do Clube de Ciência Viva na Escola – Cargaleiro tem Ciência elaboraram um pequeno mapa onde foram colocadas algumas plantas identificadas. Atualmente estão a ser gravadas placas de madeira que irão identificar as espécies.
Os alunos do projeto Erasmus foram também ao jardim identificar algumas espécies.

Enquadramento curricular e extracurricular:
O trabalho está enquadrado na disciplina de Biologia e Geologia de 11.º ano, nos temas “Evolução biológica” e “Sistemática dos seres vivos”.
Fez ainda parte de uma das atividades do Clube de Ciência Viva na Escola – Cargaleiro tem Ciência, envolvendo alguns elementos do Clube e alguns elementos do grupo Erasmus “SUCCESS FOR EVERY CHILD in the virtual world and inclusion in the real world”.

Divulgação:
O trabalho está divulgado na página da escola, no link: