A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2022/23 – Desafio Alunos

Escola Básica Dr. Carlos Pinto Ferreira (Vila do Conde)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:
alunos dos 5º, 6º e 8ºanos de escolaridade

N.º de Participantes:

Páginas do Caderno de Campo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
ATIVIDADE DE CAMPO: COMO CARACTERIZAR UM ECOSSISTEMA NUMA ATIVIDADE DE CAMPO?
os alunos nas aulas de Ciências Naturais foram desafiados a aderir ao projeto "Vamos conhecer a biodiversidade da Escola"
-Recontextualização da situação problemática pela docente. Para tal, utiliza os resultados do trabalho colaborativo realizado pelos alunos na última aula em que se iniciou esta atividade.
- Implementação da Atividade de Campo planificada.
- A docente faz uma síntese integradora das aprendizagens realizadas.
- Para TPC, os alunos realizam o relatório da Atividade de Campo. Podem utilizar o modelo de relatório proposto no manual
Atividade de campo
O objetivo desta atividade é explorar a fauna e flora que pode ser encontrada na instituição. Onde pode ser introduzida a importância da biodiversidade e quais os serviços que ela nos fornece.
Inicio dos trabalhos
1.Observar toda a envolvente para identificar diferentes seres vivos
2. Com a ajuda dos binóculos observar a área da escola para visualizar as aves que se podem encontrar.
3. Utilizando o guia identificar as diferentes espécies.
4. Observar e identificar a flora encontrada. (para facilitar a identificação poderão ser utilizadas apps)
Registo
1. Indica a biodiversidade observada.
2. Fotografar as espécies observadas.
3. Indicar as alterações observadas ao longo do tempo
Guia de campo avifauna
Guia de campo árvores
Ficha de campo
Lápis
Binóculos
Lupa

Envolvimento dos alunos:
Notou-se o entusiasmo e empenho na realizaram deste projeto pois foi através de uma atividade lúdica que conseguiram adquirir conteúdos lecionados no programa curricular.
Nesta atividade foi possível constatar o seguinte:
.- Os alunos aprenderam a ver a natureza com outro olhar:
- Conheceram algumas espécies de flora e fauna existentes no espaço escolar
- Aprenderam a conhecer a diversidade de ambientes e de seres vivos existentes na Escola e tomaram consciência da importância da sua preservação.
-Desenvolveram capacidades no domínio afetivo e social, como sejam o espirito de equipa e uma autonomia responsável, e a prática de atitudes como o cumprimento d regra preestabelecidas, como a organização, a pontualidade, o respeito pelo ambiente.

Enquadramento curricular e extracurricular:
TEMA: Diversidade dos seres vivos e suas interações com o meio
SUBTEMA: Diversidade nas plantas; Diversidade nos animais
UNIDADE TEMÁTICA: Ecossistemas
- Identificação das árvores da minha escola
- Plantas com flor” :Relacionar a variedade morfológica das plantas com a diversidade de ambientes; Identificar os diferentes órgãos de uma planta;
- “Plantas e o meio”: reconhecer que o meio condiciona a distribuição das plantas
“O estudo do solo”: compreender que as propriedades do solo estão relacionadas com natureza dos seus constituintes.
.E ainda na disciplina de Ciências Naturais, os alunos foram desafiados a escrever frases sobre o Ambiente, a Natureza, a Preservação dos recursos.

Divulgação:
A divulgação foi feita através de:
- exposição de trabalhos,
- construção de ecossistema de bichos de seda
- e de trabalhos escritos apresentados na sala de aula sobre a importância da preservação da biodiversidade.