A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2022/23 – Desafio Alunos

Escola Básica do Viso (Viseu) (Viseu)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:
7º ano e 8º ano

N.º de Participantes:

Páginas do Caderno de Campo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
A realização do trabalho envolveu os seguintes passos:
1. Aula de campo para pesquisa, no recinto escolar, de seres vivos, que foram fotografados e devidamente identificados com recurso a máquinas fotográficas e telemóveis munidos de aplicações apropriadas para o reconhecimento automático das espécies através das imagens recolhidas.
2. Trabalho de pesquisa e de ilustração sobre as espécies identificadas efetuado durante as horas de funcionamento do Clube Eco Escolas.
3. Construção de um “Caderno de Campo” elaborado com materiais reutilizados, nomeadamente, cartão, revistas, jornais e cordões de ráfia.
A capa e contracapa, em suporte de cartão, foram revestidas, utilizando a técnica de “colagem”, com folhas de papel reutilizadas da reprografia da escola, após terem sido sujeitas a tratamento efetuado com café para simular o seu “envelhecimento” e rasgadas em pedaços irregulares.
4. Elaboração das “páginas” do caderno a partir do revestimento de placas de cartão, utilizando a técnica de “colagem” de pedaços rasgados irregularmente de papel de jornal. O número de páginas elaboradas correspondeu ao número de espécies identificadas.
5. Montagem de cada uma das “páginas” com a informação solicitada para cada espécie identificada. Para o efeito, na parte superior de cada “página” foram construídos os nomes, vulgar e científico, da espécie, com recurso a recorte e colagem de letras coloridas de revistas. No restante espaço disponível, foram distribuídos os restantes elementos, nomeadamente, a fotografia, a ilustração e as características gerais da espécie.

Envolvimento dos alunos:
O projeto foi desenvolvido ao longo dos 2º e 3º períodos pelos alunos de várias turmas do 7º e 8º ano. Os alunos participaram com muito entusiasmo e curiosidade em conhecer a grande variedade de seres vivos existentes no recinto escolar.

Enquadramento curricular e extracurricular:
No âmbito do desafio "A Biodiversidade da Minha Escola” foi desenvolvido um trabalho de colaboração e interdisciplinaridade entre as disciplinas de Ciências Naturais e Físico-Química. Relativamente ao enquadramento curricular, o projeto integra-se no domínio “Sustentabilidade na Terra”, no tema “Ecossistemas” da disciplina de Ciências Naturais.

Divulgação:
Exposição do caderno de campo num dos espaços da escola adequado para o efeito.
Divulgação na Página, Facebook e Jornal da Escola.