A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2022/23 – Desafio Alunos

Escola Básica Alexandre Herculano - Santarém (Santarém)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:

N.º de Participantes:

Páginas do Caderno de Campo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
O desafio teve início antes das férias do Natal. Foi divulgado às turmas do 2º ciclo, pelos professores de Ciências Naturais e, foi escolhido por uma turma do 6ºano. Nesta turma, treze alunos trabalharam este desafio: fizeram pequenas reuniões de trabalho, partiram para o campo (recinto escolar que é muito grande e arborizado) à descoberta da Biodiversidade na sua escola. Verificaram que esta era vasta e após a leitura do regulamento, concluíram que era difícil fazerem uma seleção de apenas seis espécies. Foram várias as sessões fotográficas e muitas eram as espécies. Numa das reuniões de trabalho, escolheram então as seis espécies de forma a diversificar o máximo: abelha, cogumelo, pisco, alecrim, canas invasoras e pinheiro manso. Depois da seleção, distribuíram as espécies pelos alunos para procederem à sua ilustração. Foram escolhidas as mais votadas e divulgadas numa pequena exposição no átrio da Biblioteca. Estes trabalhos irão também ser posteriormente expostos no Dia Mundial do Ambiente na escola.

Envolvimento dos alunos:
Os alunos envolvidos foram treze de uma turma de 6ºano. A sua adesão foi muito boa, pois são alunos que têm gosto pela Natureza e pela sua preservação. Mostram sempre o espírito de observação e de curiosidade, desenvolvendo várias competências importantes durante a sua realização, tais como capacidade de comunicar, pesquisar, investigar e escrever. Além disso, foi promovido o sentido crítico e criativo.

Enquadramento curricular e extracurricular:
Este desafio teve um bom enquadramento curricular no âmbito da disciplina de Ciências Naturais, pois recordaram alguns conhecimentos dados no ano anterior sobre a biodiversidade animal e vegetal e sua conservação. Puderam observar a polinização feita pelas abelhas em diversas plantas existentes na escola, fazer um estudo sobre as espécies invasoras em Portugal, e em particular na escola e proximidades, observar e conhecer melhor as inúmeras espécies de cogumelos, a enorme variedade de aves que sobrevoam a escola e que aí algumas nidificam e ainda, estudar as plantas autóctones existentes. Esta tarefa foi desenvolvida nas disciplinas de Ciências Naturais, Educação Visual, Cidadania e Desenvolvimento e no Clube do Ambiente da escola e Oficina de Ilustração.

Divulgação:
A atividade foi divulgada na rádio da escola, no blog da Biblioteca Escolar e numa pequena exposição no Átrio da Biblioteca. Os alunos também a divulgaram em casa, envolvendo deste modo a família. A vitrine do Eco-Escolas também se encontra a atividade divulgada.