A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2022/23 – Desafio Alunos

Escola Básica de Freiria (Torres Vedras)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:

N.º de Participantes:

Páginas do Caderno de Campo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
O trabalho foi apresentado às turmas no início do segundo semestre sob a forma de um guião de trabalho individual a realizar em várias fases durante o semestre.
Foram definidas várias etapas:
1ª etapa: observar e escolher uma espécie para caracterizar;
2ª etapa: identificar as características de cada grupo a que a espécie escolhida pertence, de modo a adequar os procedimentos de observação.
3ª etapa: capturar imagens (utilizando máquina fotográfica e/ou telemóvel) das espécies encontradas (formato .jpeg). As fotos têm que ser originais;
4ª etapa: identificar as espécies, com auxílio de guias de identificação ou outros elementos bibliográficos e de aplicações móveis, como o iNaturalist / Biodiversity4Al.
5ª etapa: criar uma folha do caderno de campo (modelo disponibilizado na Tarefa criada para o efeito na equipa TEAMS da turma);
6ª etapa: elaborar uma ilustração de cada espécie identificada (organizou-se um workshop com o ilustrador Hugo Makarov e pediu-se a colaboração dos professores de Educação Visual);
7ª etapa: apresentação oral - o aluno deverá preparar a apresentação do trabalho à turma e à professora. Essa apresentação será alvo de avaliação que foi integrada na avaliação final dos alunos.
Para facilitar a comunicação foi criada uma tarefa na equipa TEAMS das turmas onde foi colocada informação como guias de identificação de aves, líquenes, borboletas e outros, bem como links de sites e aplicações que os alunos poderiam utilizar
Ao longo do semestre foram reservadas aulas e/ou momentos de aulas para reconhecimento/procura de espécies no recinto escolar; realizou-se uma aula de campo, na proximidade da escola com a finalidade de os alunos tomarem contacto com uma maior biodiversidade e foram corrigidos os textos elaborados pelos alunos e dadas outras sugestões. Os alunos também foram incentivados a fotografarem espécies noutros locais como por exemplo, próxima das suas casas, uma vez que vivem numa zona rural.

Envolvimento dos alunos:
Envolveram-se duas turmas do oitavo ano que cumpriram as tarefas acima referidas.

Enquadramento curricular e extracurricular:
O desenvolvimento do trabalho enquadrou-se nos tema das disciplina de Ciências Naturais- Sustentabilidade na Terra: Caracterização dos ecossistemas - Caracterizar um ecossistema na zona envolvente da escola (níveis de organização biológica, biodiversidade) a partir de dados recolhidos no campo e Cidadania e Desenvolvimento – Desenvolvimento Sustentável.

Divulgação:
As folhas do caderno de campo foram apresentadas à comunidade através de uma exposição comemorativa do Dia da Biodiversidade.