A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2022/23 – Desafio Alunos

Colégio de Nossa Senhora do Rosário (Porto)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:
7.º

N.º de Participantes:

Páginas do Caderno de Campo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
O trabalho foi planificado e desenvolvido em Cidadania e Desenvolvimento (Atelier de Desenvolvimento Humano) onde, numa primeira abordagem, os alunos foram introduzidos ao projeto, ao seu regulamento e, principalmente, aos seus objetivos educativos. Através de diálogo com os alunos foi decidido que o Caderno de Campo seria em formato digital, fazendo pleno uso dos recursos da escola (os alunos utilizaram os seus tablets para o registo fotográfico, identificação das espécies, construção do caderno de campo e geolocalização das espécies no Google Earth web). Todo o trabalho de campo e construção posterior do Caderno de Campo foi realizado nas aulas de Atelier de Desenvolvimento Humano.

Envolvimento dos alunos:
O projeto envolveu cerca de 46 alunos do 7.º ano de escolaridade, que formaram equipas de trabalho responsáveis por secções pré definidas da escola. Em cada secção a equipa era responsável por registar, geolocalizar e pesquisar informações sobre as espécies encontradas. Com estas informações, cada equipa construía uma página do caderno de campo (documento partilhado na cloud, que era editado e construído de forma colaborativa).

Enquadramento curricular e extracurricular:
Embora grande parte do trabalho de campo e pesquisa tenha sido realizado nas aulas de Atelier de Desenvolvimento Humano (equivalente a Cidadania e Desenvolvimento), as diferentes tarefas que compõem o projeto (registo fotográfico, pesquisa, desenho, geolocalização) foram realizadas com o apoio das disciplinas de Geografia, Ciências Naturais e Educação Visual.

Divulgação:
Os Delegados Ambientais de 7.º ano foram responsáveis por divulgar o trabalho final (através de uma pequena apresentação oral/ multimédia) junto das turmas de 2.º e 3.º CEB na semana do dia 22 de maio (dia mundial da Biodiversidade).