A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2022/23 – Desafio Alunos

Escola Secundária Braamcamp Freire (Odivelas)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:
8.º Ano

N.º de Participantes:

Páginas do Caderno de Campo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
No contexto das aulas de Ciências Naturais, realizaram-se atividades de preparação das aulas de campo. Na primeira aula foram debatidos temas como a importância dos espaços verdes em meio urbano, sendo realçado pelos alunos a necessidade de um melhor aproveitamento desse espaço exterior não só para atividades letivas como para lazer. Foi feito o levantamento dar áreas a privilegiar. Foram disponibilizados mapas (googlemaps) da área «verde» da escola. Os alunos organizaram-se em grupos (2 - 5 elementos) consoante as características da turma, fizeram o levantamento fotográfico das diferentes espécies (Plantas; Líquenes; Fungos; Insetos; aves; répteis), assinalando a sua localização nos mapas. Utilizaram aplicações como o PlantNet e iNaturalist. Organizaram-se para fazer o trabalho de pesquisa, caracterizando as espécies fotografadas e elaborando «as folhas do caderno de campo». No sentido de aumentar a biodiversidade do espaço escolher foram criadas estruturas como Hotéis de insetos; Casas/ninhos de aves; comedouros e bebedouros entre outros que se projetam para o futuro.

Envolvimento dos alunos:
Foram envolvidos 102 alunos de 5 turmas de 8.º Ano, com várias aulas de campo, proporcionando aos alunos aulas ao ar livre que foi do agrado de todos, motivando-os para o conhecimento das espécies. O interesse foi crescente não só sobre a biodiversidade existente na escola como também pela melhoria dos espaços envolventes da escola, com sugestões como construção de hotéis de insetos; casas/ninhos, bebedouros e comedouros. Foi constituído um grupo de voluntários para complementar este tipo de atividade - Brigada Eco Voluntários.

Enquadramento curricular e extracurricular:
Enquadra-se as atividades no Tema: Sustentabilidade na Terra, com especial enfoque no estudo dos Ecossistemas e o seu funcionamento, privilegiando aprendizagens essenciais como: Caracterizar um ecossistema na zona envolvente da escola (níveis de organização biológica, biodiversidade) a partir de dados recolhidos no campo; interpretar a influência de alguns fatores abióticos nos ecossistemas, em geral, e aplicá-la em exemplos da região envolvente da escola. Reflexão sobre a importância dos espaços verdes urbanos no bem estar das populações.

Divulgação:
Foi lançado o desafio às turmas de 8ºano no início do ano. Nas aulas de TIC será concluído o trabalho realizado com a elaboração de paddlets e exposição das fotografias no átrio da escola. No Clube – Brigada dos Eco Voluntários dar-se-á continuidade ao trabalho no próximo ano com várias iniciativas, nomeadamente a elaboração de um herbário para disponibilizar na biblioteca escolar.