A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2022/23 – Desafio Alunos

Escola EB Viscondessa (Matosinhos)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Ano de Escolaridade:
Grupos 1,2 e 3 da Educação Pré-escolar, 1.º, 2.º, 3.º e 4.º anos

N.º de Participantes:
215 alunos

Páginas do Caderno de Campo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
No âmbito da Flexibilidade Curricular, a turma 5 do 3.º ano fez um levantamento das espécies vegetais (árvores ou arbustos) existentes no recinto escolar, em trabalho de campo.
Posteriormente, fez-se a divulgação junto de todos os grupos (Educação Pré-escolar) e de todas as turmas (1.º ciclo), lançando-se o desafio de escolherem uma espécie e de fazerem a respetiva pesquisa. Após a realização desta pesquisa, os envolvidos expuseram os seus trabalhos na escola no dia 22 de maio, Dia Internacional da Biodiversidade. Foi ainda feito um vídeo onde cada grupo/turma faz uma breve descrição da espécie que trabalhou.
A turma 5, ainda no âmbito da DAC (Domínio da Autonomia Curricular) e Estudo do Meio, em pares, realizou uma pesquisa mais aprofundada sobre a totalidade das espécies existentes em todo o recinto escolar, cujo produto final foi a construção do livro "Biodiversidade vegetal na minha escola". Deu-se início à identificação/catalogação das espécies estudadas e existentes no recinto escolar.

Envolvimento dos alunos:
Todas as crianças e todos os alunos (Educação Pré-escolar e 1.º Ciclo) estiveram envolvidos na dinamização da atividade (pesquisa e exposição). Na construção do livro, estiveram envolvidos 22 alunos.

Enquadramento curricular e extracurricular:
Este desafio enquadra-se no âmbito da disciplina de Estudo do Meio no domínio da Natureza, cujos objetivos são relacionar fatores do ambiente com condições indispensáveis a diferentes etapas da vida das plantas; reconhecer a importância das plantas na preservação dos ecossistemas, e no âmbito da DAC, cujo tema selecionado pela professora titular de turma foi a Biodiversidade na minha escola.
Todas as atividades desenvolvidas ao longo deste desafio espelham as áreas de competência do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, destacando-se o Pensamento Crítico e Criativo, Desenvolvimento Pessoal e Autonomia, Saber Científico, Técnico e Tecnológico.

Divulgação:
A divulgação foi feita através da exposição no recinto escolar, bem como através da partilha no padlet criado - EB VISCONDESSA, UMA ESCOLA ECO