A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2022/23 – Desafio Alunos

Casa do Povo de Vialonga (Vila Franca de Xira)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Ano de Escolaridade:
pré escolar

N.º de Participantes:
24

Páginas do Caderno de Campo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
O projeto deste ano partiu do trabalho desenvolvido no ano anterior (apesar de não o termos submetido a concurso na plataforma Eco escola), de colocação de ninhos, comedouros e bebedouros para os pássaros que víamos no recreio. Verificámos que os ninhos foram todos ocupados durante o ano e o número de pássaros no recreio aumentou consideravelmente. No ano anterior estivemos a conhecer, observar, sentir, desenhar as árvores do nosso recreio. Este ano continuámos a explorar a área do conhecimento do mundo sensibilizando para o respeito pela vida e pelo meio ambiente, estudando os animais de vários ecossistemas: das lagoas, do ártico, da quinta e visitámos o estuário do rio Tejo para observar as aves que aí nidificam, afim de, despertar o interesse por conhecer algumas das aves que nos visitam habitualmente na escola. Também a visita ao Pavilhão do conhecimento passou a mensagem de que os animais se podem extinguir como aconteceu com os dinossauros, se não fizermos o que é correto com a natureza.Para despertar maior interesse e melhor postura para a observação da vida que nos rodeia, foi planeada com a colaboração da câmara de Vila Franca de Xira, uma visita ao centro de observação de aves de Lisboa e Vale do Tejo “EVOA”, que se tornou possível a 31 de março. As crianças adoraram a visita e os objetivos de os motivar para a observação de pássaros foram atingido; às vezes dificultando a atenção nas atividades da sala, pois estão sempre atentos aos pássaros que nos visitam e interrompem sempre que surge algum. A nossa sala fica muito perto da horta, dos comedouros (este ano colocámos mais 3 neste espaço) e vemo-los muitas vezes, mas a dificuldade de os fotografar é imenso.
Mesmo em frente à sala, na estrutura de ferro do telheiro, um casal de rabirruivos, construiu de novo o seu ninho (o ano anterior já lá o tinha feito) e é um vai e vem constante para alimentarem os filhotes que lá estão.
Além dos ecossistemas estudados à distância, estamos a trabalhar a biodiversidade da nossa escola em várias áreas, nomeadamente:
• Na construção de uma nova casa para a nossa tartaruga da sala, que cresceu muito e precisa de um lago na rua (realizado com a colaboração de alguns pais);
• Na remodelação do canteiro de aromáticas – retirámos a hortelã velha, que estava no canteiro junto da cozinha e renovámos o espaço plantando uma maior variedade de aromáticas que serão utilizadas para a confeção dos nossos alimentos, partilhadas com o gabinete social e vendidas nas feirinhas que faremos como forma de autossustentar a horta.
• A nossa horta biológica, este ano, tem maior variedade de legumes e nela já apareceram muitos insetos que despertam a curiosidade de todos: gafanhoto, louva-a-deus, milípedes, borboletas, grilo, lagartas, lagartos, joaninhas, abelhas…
• As idas ao campo que circunda a escola são também oportunidades para observar os insetos que por lá vivem, estimulando o diálogo e a curiosidade.
• É frequente as crianças trazerem de casa os animais que possuem… já nos visitaram, o gato e os pássaros do Gabriel, a cadelinha da Miriam, os bichos de seda do Rafael…nesta sala há sempre muita animação. Colocámos também algumas lagartas das couves numa caixa de sapatos, para observação mas umas conseguiram fugir e outras morreram.
• Realizámos também no mês de maio um Eco-trilho, criado pela equipa do gabinete social, na Mata do Paraíso de forma a trabalharmos o tema da água e o da importância de cuidar das nossas florestas, proteger a fauna e a flora e contribuir para o equilíbrio da natureza e a sobrevivência das espécies, incluindo a nossa. Ouvimos os pássaros, sentimos as árvores, cheirámos as flores... vimos o brilho e o encanto da natureza à nossa volta.

Envolvimento dos alunos:
As atividades realizadas, partiram sempre de observações do dia-a-dia, histórias ou filmes que levaram a debates dos temas e pesquisa em livros e na internet.
Em todos os temas trabalhados há uma canção associada que fala de um ou outro aspeto do tema, fizemos registos gráficos em desenho e algumas frases escritas, houve sempre um trabalho manual relacionado (maquete, painel, desenho, modelagens, dobragem…). Algumas das atividades foram realizadas apenas pela sala dos 5 anos (visita ao EVOA e o Eco-trilho), mas na horta, a vinda de animais de estimação à escola, a observação e estudo das plantas e animais da nossa escola têm sido feitas por quase todas as salas do pré-escolar. Houve a colaboração com o grupo de gabinete social dos projetos "Recriarte" e Escolhas, havendo algumas parcerias com a Câmara municipal de Vila Franca, a Junta de Freguesia, estabelecimentos de comércio local (intermarché, Auchan) e a fábrica de tintas Mipal. Para realizar o eco trilho convidámos o sr.presidente da junta que nos acompanhou e foi fazendo alguns registos do que se pode melhorar na nossa Mata do Paraíso.

Enquadramento curricular e extracurricular:
As Orientações Curriculares para a Educação pré-escolar (OCEPE) estão sempre presentes na nossa mente, quando planeamos qualquer projeto, pois contemplam sempre as áreas do Conhecimento que trabalhamos, neste caso o domínio Conhecimento do Mundo Natural. Mas, além desta área, as atividades realizadas podem incluir-se também noutras áreas curriculares, sobretudo na área da Formação pessoal e Social, na área da Expressão e Comunicação; o domínio da matemática esteve presente, sempre que se trabalharam as formas, as cores, os tamanhos nas representações gráficas (na forma dos bicos, das asas, o número de patas, na forma do papel das dobragens…), a abordagem à escrita e leitura (consultaram livros e sites, ouviram ler o que lá estava escrito, escreveram nomes dos animais que modelaram ou pintaram, das plantas que trataram…), linguagem oral e o domínio da educação artística foram também muito exploradas durante o projeto com debates e desenhos, até a expressão motora foi muito trabalhada nos jogos de mímicas dos animais.

Divulgação:
Alguns das atividades foram apresentados/ realizados numa sala específica outros foram apresentados/realizados em todas as salas.
Temos também o hábito de partilhar fotos e vídeos dos trabalhos realizados, com os pais, no grupo de sala do whatsapp, algumas delas na página do facebook da instituição e na página do youtube.