A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2022/23 – Desafio Alunos

Escola EB1/JI Pólo do Conde 2 (Sesimbra)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Ano de Escolaridade:
Pré escola e 1.º Ciclo

N.º de Participantes:

Páginas do Caderno de Campo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
Durante o ano letivo, os Eco Delegados participaram em várias ações, que lhes permitiram um maior conhecimento sobre a Biodiversidade que os rodeia e a sua consequente partilha. Esta foi sendo veiculada através do facebook do Agrupamento de Escolas Maria do Carmo Serrote. Em dezembro, através da atividade “Segunda-feiras pela Biodiversidade”, promovida pela Associação Anime, foram construídas as caixas-ninho para o Chapim-real, de forma a povoar o redor da escola e contribuir para a diminuição da lagarta do pinheiro. Já em abril de 2023, construíram o Hotel de insectos, para promover a polinização e o controlo de pragas. Durante este período de tempo, os alunos foram observando a evolução da flora presente na escola, fizeram o levantamento da mesma e enviaram para a representante do Eco Escolas do Concelho este mesmo levantamento, com o objetivo de se construírem placas de identificação das espécies.
Para além do levantamento, realizaram pesquisas através da Wikipédia, ABAE Eco-Escolas, Biodiversity4all.org, Jardineiro Net, aves de Portugal.info, etc. Como somos uma escola que está integrada no Projeto de Desmaterialização de Manuais, recorremos ao programa Canva, para elaborar o nosso caderno de registo. Este encontra-se na Classroom das turmas, para que todos os alunos e os seus familiares tenham acesso ao mesmo.

Envolvimento dos alunos:
Todos os Eco Delegados foram envolvidos nas ações atrás descritas.

Enquadramento curricular e extracurricular:
Conteúdos curriculares abordados: as plantas do nosso meio ambiente; os seres vivos, a preservação do nosso ambiente; desenvolvimento de comportamentos, responsabilidade cívica, atitude e valores (cidadania)

Divulgação:
A divulgação destas ações, passou pela publicação no Facebook do Agrupamento e da Associação Anime.
Dentro da escola, esta deu-se através da partilha realizada pelos Eco Delegados aos seus colegas, realização de sessões de esclarecimento, apresentação dos trabalhos e monitorização das espécies.