A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2022/23 – Desafio Alunos

Escola Básica Integrada de Santa Cruz da Trapa (São Pedro do Sul)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:
do 5.º ano ao 9.º ano

N.º de Participantes:

Páginas do Caderno de Campo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
Este projeto foi dado a conhecer aos alunos que integram os clubes do Ambiente, Ciências e Artes, que de imediato mostraram interesse em participar. Após a inscrição começámos a planificar o trabalho em concreto, sempre em articulação e colaboração com os alunos destes três clubes. Estiveram envolvidos alunos do 2.º e 3.º ciclos de escolaridade, que foram agrupados em equipas aleatórias e heterogéneas em termos de idade. Cada equipa ficou responsável por determinadas tarefas como:
seleção das árvores a estudar / levantamento de uma planta da escola com registo da localização das respetivas árvores;
utilização da aplicação móvel Naturalist para identificar cada uma das árvores, características do tronco e das folhas e ainda, a medição do perímetro da árvore;
foto e realização da ilustração das árvores;
pesquisa de outro tipo de informação (utilização da árvore e derivados no dia a dia)
Após a recolha de toda esta informação, os alunos do 9.º ano que integram os três clubes, ficaram responsáveis pela sua compilação e criação do caderno de campo, em formato digital.
Transformámos este trabalho numa votação para toda a comunidade escolar com o intuito de eleger a árvore da escola da minha escola. Esta votação foi feita online, na página da escola.

Envolvimento dos alunos:
Como já foi referido na memória descritiva anterior, os alunos que partilham os três clubes (Artes, Ambiente e Ciências) estiveram envolvidos em todo o trabalho. São alunos desde o 5.ºano ao 9.ºano de escolaridade, sendo ao todo cerca de 15 alunos.
Estiveram agrupados em equipas, com tarefas diferenciadas, também referido anteriormente.

Enquadramento curricular e extracurricular:
Apesar de todo o trabalho ter sido realizado em horário dos clubes, os assuntos tratados foram do âmbito das várias disciplinas que os alunos possuem. Nomeadamente Ciências naturais (denominação das espécies vegetais e caraterísticas), matemática (cálculo do perímetro da árvore), educação visual (ilustração), físico-química (caraterização das espécies quanto à respiração - trocas gasosas), geografia (localização).

Divulgação:
A construção do caderno de campo, transformou-se num concurso digital, aberto a toda a comunidade escolar, tendo todos a oportunidade de observar as árvores do nosso recreio de outra forma, e eleger a mais bonita.