A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2022/23 – Desafio Alunos

Escola Básica de Ribeirinho, Penacova (Felgueiras)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Ano de Escolaridade:
4.º ano

N.º de Participantes:

Páginas do Caderno de Campo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
Os alunos da turma do 4º ano da E B de Ribeirinho, Penacova, Felgueiras realizaram, ao longo do 2.º e 3.º períodos, saídas de campo para procurarem e observarem a diversidade de espécies existentes no espaço escolar e no espaço circundante da escola. Este trabalho integrou-se no âmbito do desenvolvimento curricular de várias disciplinas e realizaram-se as seguintes atividades:
1 - Preparação/planificação das saídas de campo;
2 - Observação da fauna e flora existente no espaço escolar e no espaço circundante da escola;
3 - Após cada observação, onde foram fotografadas as espécies a estudar, elaboraram-se desenhos de cada uma delas.
4 - Realização de pesquisas na internet, em livros, guias de identificação sobre o nome científico e outros aspetos relevantes de cada espécie;
5 - Elaboração da ficha de identificação das espécies observadas;
6 - Colocação dos trabalhos no placard Eco-escolas.
Os alunos empenharam-se e adquiriram conhecimentos sobre a biodiversidade existente na sua escola e, também, no seu concelho.

Envolvimento dos alunos:
Os alunos foram envolvidos em todas as fases do projeto desde a planificação, execução e divulgação.

Enquadramento curricular e extracurricular:
Este projeto enquadrou-se no âmbito do desenvolvimento curricular das disciplinas de Estudo do Meio, Português, Matemática, Cidadania e Desenvolvimento e TIC. A nível extracurricular envolveram-se as famílias e toda a comunidade escolar. Os alunos levaram informação sobre o projeto para as suas famílias, explicaram-lhes o que iriam fazer e, ainda, solicitaram ajuda, colaboração.

Divulgação:
A atividade está divulgada no placard Eco-escolas e será divulgada junto da comunidade escolar no dia Eco-escolas, a realizar no dia 5 de junho. As famílias participarão nas atividades desse dia e terão a oportunidade de observar a exposição com os trabalhos realizados no âmbito deste projeto em que a escola se encontra envolvida.