A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2022/23 – Desafio Alunos

Os Malmequeres - Associação (Leiria)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Ano de Escolaridade:
não aplicável

N.º de Participantes:

Páginas do Caderno de Campo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
Ao implentar o projeto Biodiversidade na Minha Escola, pretendíamos que os utentes tomassem conhecimento das espécies vegetais existentes no jardim da instituição (a "Matinha"), ficando cada utente responsável pela sua espécie, apadrinhando-a.
Foi feito um trabalho prévio de estudo das espécies, selecionando-se um total de 17 espécies de árvores e arbustos que tivessem folhas quando se iniciasse o trabalho com os utentes. Assim, o projeto foi desenvolvido da seguinte forma:
1. Comemoração do Dia da Árvore – a partir de uma árvore criada com as folhas das árvores e arbustos selecionados para o projeto, os utentes escolheram uma das folhas e procuraram a árvore a que pertencia. Depois de a encontrar, cada utente fez um desenho da sua árvore.
2. Identificação das espécies – em sessões individuais, cada utente tirou uma fotografia à sua árvore/arbusto, através da aplicação Plantnet, para identificar qual a espécie de que passou a ser responsável.
3. Características das espécies – de forma a haver uma partilha de saberes e cada utente aprender algumas das características das suas árvores e das dos colegas, fez-se, com todos os utentes, uma pesquisa na internet acerca das características de cada uma das espécies; posteriormente fez-se uma Caça aos Ovos, em que cada grupo tinha de decifrar várias pistas (com características das espécies) e encontrar
o ovo na árvore/arbusto correspondente.
4. Com a junção da foto, do desenho realizado e das características observadas, fez-se o Caderno de Campo, em que cada utente preencheu a Ficha de Campo com a sua árvore.
5. Por fim, será colocada, junto a cada espécie, uma placa em madeira com a identificação da espécie, o desenho e o nome do utente que a apadrinhou. Esta atividade será realizada posteriormente, uma vez que a máquina de corte a laser da instituição está para arranjo.

Envolvimento dos alunos:
Neste projeto participaram todos os utentes de forma muito positiva, por ser um projeto que permitiu que eles passassem a olhar para a nossa “Matinha” com outros olhos e reconhecessem que também eles fazem parte daquele espaço. O projeto foi desenvolvido em sessões de grupo e individuais, consoante a necessidade de cada sessão.

Enquadramento curricular e extracurricular:
Este projeto, tal como os restantes do Eco-escolas, está enquadrado nas atividades de Desenvolvimento Pessoal e Qualidade de Vida desenvolvidas na instituição que constam nos PDI’s dos utentes.
Alguns desenhos das árvores serão trabalhados futuramente no atelier de produção de brinquedos em madeira.

Divulgação:
A divulgação do projeto tem sido feita internamente pelo pessoal técnico da instituição, e externamente aos parceiros do Conselho Eco-Escolas e pelas redes sociais da instituição.