A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2022/23 – Desafio Alunos

Escola Superior de Educação de Lisboa do Instituto Politécnico de Lisboa (Lisboa)

Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior

Ano de Escolaridade:

N.º de Participantes:

Páginas do Caderno de Campo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
O trabalho apresentado é uma seleção de 6 trabalhos, a partir de um conjunto de 14 trabalhos de grupo, realizados por duas turmas do 2º ano da Licenciatura em Educação Básica da Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx), na Unidade Curricular Mundo Vivo.
A planificação do trabalho pelas docentes foi realizada no decorrer da Unidade Curricular. Incluiu o convite a Ana Sofia Ribeiro, para fazer uma palestra sobre Biodiversidade Urbana, introduzindo o tema às turmas, com base numa apresentação ppt.
Na sequência da palestra, as docentes desafiaram todos os os grupos das turmas a, durante seis semanas, exploraram os espaços exteriores da ESELx, fotografando o que considerassem importante.
Foi então organizada uma aula, para que cada turma fizesse a observação caracterização e registo de espécies. Foram mobilizadas ferramentas como, lupas de mão e binoculares, pás e frascos. Foram também dadas indicações sobre apps de identificação de plantas e animais. Os telemóveis dos grupos foram indicados pelas docentes como úteis, não só para uso das app, mas também do GPS, máquina fotográfica e motor de busca. Os resultados de Projetos anteriores de caracterização da flora do Campus foram disponibilizados às turmas.
As docentes disponibilizaram, ainda, um template que continha as características que os grupos de estudantes deveriam registar, sendo também pedidas fotos e ilustrações.
Os trabalhos produzidos foram revistos e posteriormente divulgados no site da ESELx e na vitrine do Programa Eco-Escolas ESELx.

Envolvimento dos alunos:
Foram envolvidos cerca de 60 estudantes. No entanto, como era necessário selecionar seis espécies, os trabalhos submetidos foram realizados por 30 estudantes, distribuídos por 7 grupos.
O trabalho teve início com a participação de Ana Sofia Ribeiro, LPN, que realizou uma conferência, com base numa apresentação multimédia sobre Biodiversidade Urbana.
Durante seis semanas os grupos de estudantes exploraram os espaços exteriores da ESELx, nomeadamente no que se refere à Biodiversidade.
No final dessas seis semanas, os grupos trabalharam em aula, pesquisando, observando e registando (foto e ilustração) a biodiversidade selecionada, com múltiplas ferramentas.
As aulas decorreram com muito envolvimento e os trabalhos foram finalizados durante a semana seguinte à aula.

Enquadramento curricular e extracurricular:
O desenvolvimento do trabalho decorreu no contexto da Unidade Curricular Mundo Vivo, cuja Ficha Curricular prevê que os/as estudantes:
a) Construam conhecimentos substantivos sobre as Ciências da Vida que permitam reconhecer
e compreender a Unidade e Diversidade Biológica e o seu funcionamento;
b)Desenvolvam capacidades processuais e instrumentais em Educação em Biologia;
c) Desenvolvam atitudes e valores relacionados com a compreensão e respeito pela vida;
d) Desenvolvam capacidades de pensamento crítico, resolução de problemas, cooperação e comunicação;
e) Desenvolvam competências para a utilização das tecnologias da informação e Comunicação como
recurso de ensino/aprendizagem.

Divulgação:
Os trabalhos produzidos foram revistos e posteriormente divulgados no site da ESELx (https://www.eselx.ipl.pt/comunidade/eco-escola/atividades) e na vitrine do Programa Eco-Escolas ESELx.