A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2022/23 – Desafio Alunos

Escola Luís Madureira (Amadora)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:

N.º de Participantes:

Páginas do Caderno de Campo:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Apresentação do trabalho:
Este trabalho foi desenvolvido pelos 56 alunos do 5º ano da escola Luís Madureira.
No âmbito das aulas de Ciências naturais foi abordado o tema da Biodiversidade, recorrendo a vídeos e um jogo num mapa sobre as caraterísticas e adaptações das diferentes espécies do nosso planeta, bem como a sua importância.
Dando continuação ao tema, foram realizadas algumas aulas ao ar livre, umas de manhã e outras de tarde, de modo a observar as espécies existentes na nossa escola. Posteriormente elaborou-se um caderno de campo, onde as turmas foram divididas em grupo, pesquisaram sobre uma das espécies e realizaram a sua ilustração. Após a pesquisa e caderno realizado, será feito um padlet para apresentar à escola os trabalhos desenvolvidos.

Envolvimento dos alunos:

Enquadramento curricular e extracurricular:
Disciplina de Ciências Naturais de 5ºano de 2º ciclo.
Aprendizagens transversais:
- Selecionar e organizar informação a partir de fontes diversas, integrando saberes prévios para construir novos conhecimentos
- Construir explicações científicas baseadas em conceitos e evidências científicas, obtidas através da realização de atividades práticas diversificadas – laboratoriais, de campo, de pesquisa, experimentais - planeadas para responder a problemas.
Reconhecer que a ciência é uma atividade humana, com objetivos, procedimentos e modos de pensar próprios, através da exploração de acontecimentos, atuais ou históricos, que documentem a sua natureza.
- Aplicar as competências desenvolvidas em problemáticas atuais e em novos contextos.
Interpretar problemáticas do meio com base em conhecimentos adquiridos.
- Desenvolver uma atitude crítica construtiva que conduza à melhoria das condições de vida e da saúde individual e coletiva
Aprendizagens específicas de 5ºano:
DIVERSIDADE DE SERES VIVOS E SUAS INTERAÇÕES COM O MEIO
- Relacionar as características (forma do corpo, revestimento, órgãos de locomoção) de diferentes animais com o meio onde vivem
- Identificar adaptações morfológicas e comportamentais dos animais e as respetivas respostas à variação da água, luz e temperatura;
- Caracterizar alguma da biodiversidade existente a nível local, regional e nacional, apresentando exemplos de relações entre a flora e a fauna nos diferentes habitats;
- Identificar espécies da fauna e da flora invasora e suas consequências para a biodiversidade local;
- Formular opiniões críticas sobre ações humanas que condicionam a biodiversidade e sobre a importância da sua preservação.

Divulgação:
Foi construído um padlet a ser divulgado aos pais e comunidade escolar (página da escola).